Resumo
Aquisição de microdurômetro Shimadzu, equipamento multiusuário, vinculado ao Projeto APR FAPESP 23/17073-2. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Ricardo Faria Ribeiro é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 1985. Concluiu o Mestrado (1993) e o Doutorado (1998) em Reabilitação Oral, pela FORP-USP. Em 2001 fez o concurso de Livre-Docência em Prótese Parcial Removível, também na FORP-USP. Desde 1994 é docente em RDIDP na FORP-USP, onde atualmente é Professor Titular do Depto. de Materiais Dentários e Prótese. Foi Chefe e Vice-Chefe do Depto. de Materiais Dentários e Prótese; Supervisor e Vice-Supervisor de Clínicas Odontológicas da FORP-USP; Diretor Executivo e Financeiro da Fundação Odontológica de Ribeirão Preto - FUNORP. É orientador pleno (mestrado/doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Reabilitação Oral. Foi orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral da FORP-USP. Orientou 14 dissertações de mestrado e co-orientou 2; orientou 19 teses de doutorado e co-orientou 7; 24 trabalhos de iniciação científica e 17 trabalhos de conclusão de curso na área de Odontologia. Supervisionou 5 estágios de pós-doutorado. Recebeu 48 prêmios e/ou homenagens. Já coordenou e participou de vários projetos de pesquisa e atualmente coordena projetos financiados pela FAPESP e CNPq. É assessor ad-hoc do CNPq, FAPESP, CAPES, FAPEMIG, FACEPE, Fundação Araucária, UFRN, UERJ e dos periódicos: Journal of Biomedical Materials Research - Part A, International Journal of Oral Maxillofacial Implants, Journal of Periodontology, European Journal of Oral Sciences, Journal of Dental Research, Brazilian Dental Journal, Journal of Applied Oral Science, Journal of Applied Polymer Science, Gerodontology, Journal of Oral Rehabilitation, Journal of Mechanical Behavior of Biomedical Materials, Journal of Prosthodontics, Journal of Prosthetic Dentistry, Journal of Advanced Prosthodontics, Materials Science Engineering C, Journal of Advanced Research e outros. É membro do corpo editorial dos periódicos Medicina e Implant News. É líder do Grupo de Pesquisa "PPR" da FORP-USP, e pesquisador do Grupo "Pólo de odontologia Digital Aplicado à Educação - PODAE ' da FORP-USP e do Grupo "Materiais Odontológicos e Prótese" da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. É avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC e pelo Conselho Estadual de Educação-SP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: titânio, prótese parcial removível, ligas dentárias, fundição, prótese sobre implantes, análise de tensões. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1C (2017-2020), 1B (2020-2024) e 1D (2024-2028) do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Reabilitação Oral (11/2016-09/2020), Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa - FORP-USP (01/2018-01/2020); Chefe do Departamento de Materiais Dentários e Prótese (09/2020-09/2022; 09/2022-09/2024).ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4211-0542 (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Aquisição de microdurômetro Shimadzu, equipamento multiusuário, vinculado ao Projeto APR FAPESP 23/17073-2. (AU)
O objetivo deste projeto de pesquisa é realizar avaliações in vitro e in situ de propriedades mecânicas e óticas de resinas para impressão 3D associadas à uma avaliação de critérios clínicos e radiográficos de coroas unitárias com a aplicação destes materiais sobre implantes de macrogeometrias distintas. Na avaliação in vitro, amostras apropriadas para cada ensaio serão confeccionadas com…
O uso dos implantes para reabilitação de pacientes total ou parcialmente desdentados tem sido cada vez maior e com grande índice de sucesso. Entretanto vários estudos apontam que existe microinfiltração bacteriana bidirecional através da interface implante/pilar e esta pode comprometer o sucesso dos implantes em longo prazo. O objetivo do presente estudo será avaliar a passagem de espécie…
Sistemas de implantes vêm acompanhando o desenvolvimento estético, disponibilizando componentes cerâmicos para próteses sobre implante, brancos, que favorecem a obtenção da almejada estética rosa, em detrimento de componentes metálicos, que podem ser visualizados por transparência em pacientes com tecido gengival delgado. Pilares protéticos e copings cerâmicos têm sido obtidos por meio de…
Considerando a crescente exigência estética, o desenvolvimento da zircônia e o incremento da tecnologia CAD/CAM este trabalho tem como objetivo avaliar a adaptação marginal e interna, a resistência à fratura após ciclagem termo-mecânica e as tensões nos implantes por correlação de imagens digitais em próteses parciais fixas sobre implantes com pilares e copings em zircônia com diferentes …
O objetivo do estudo será avaliar à longo prazo critérios clínicos e radiográficos de coroas unitárias definitivas obtidas por impressão 3D confeccionadas sobre dois tipos de implantes dentários com macrogeometrias distintas. Os implantes (n = 60) serão instalados em pacientes (n = 30) que necessitem de duas coroas unitárias e estejam aptos a receber o tratamento com implantes. Os implant…
O objetivo deste estudo é avaliar o desgaste, alteração de cor, microdureza, sobrevivência de coroas de resina para impressão 3D de longa duração, confeccionadas com caracterização superficial ou apenas acabamento, sobre implantes com conexões protéticas diferentes que compartilhem do mesmo modelo de pilar, avaliando, também, a perda de torque causada após ciclagem termomecânica. Corpos d…
O sucesso na Implantodontia é alcançado pela combinação de fatores biomecânicos e tem sido observado aumento crescente de pesquisas acerca dos implantes dentários, envolvendo diferentes materiais, formatos, comprimentos, diâmetros e técnicas. O objetivo deste estudo será comparar três diâmetros de implantes dentários (4,3 mm, 3,75 mm e 3,5 mm), com conexão triângulo interno tri-channel (B…
A utilização de cerâmicas de alto conteúdo cristalino por meio de CAD-CAM tem sido foco tanto para abordagens restauradoras convencionais como para confecção de componentes para próteses implantadas. O objetivo do estudo é avaliar a resistência de união de cerâmicas altamente cristalinas após diferentes tratamentos de superfície e avaliar o comportamento mecânico de pilares e coroas cerâm…