Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Faria Ribeiro

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ricardo Faria Ribeiro é graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 1985. Concluiu o Mestrado (1993) e o Doutorado (1998) em Reabilitação Oral, pela FORP-USP. Em 2001 fez o concurso de Livre-Docência em Prótese Parcial Removível, também na FORP-USP. Desde 1994 é docente em RDIDP na FORP-USP, onde atualmente é Professor Titular do Depto. de Materiais Dentários e Prótese. Foi Chefe e Vice-Chefe do Depto. de Materiais Dentários e Prótese; Supervisor e Vice-Supervisor de Clínicas Odontológicas da FORP-USP; Diretor Executivo e Financeiro da Fundação Odontológica de Ribeirão Preto - FUNORP. É orientador pleno (mestrado/doutorado) dos Programas de Pós-Graduação em Reabilitação Oral. Foi orientador pleno do Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral da FORP-USP. Orientou 12 dissertações de mestrado e co-orientou 2; orientou 17 teses de doutorado e co-orientou 7; 19 trabalhos de iniciação científica e 9 trabalhos de conclusão de curso na área de Odontologia. Supervisionou 5 estágios de pós-doutorado. Recebeu 41 prêmios e/ou homenagens. Já coordenou e participou de vários projetos de pesquisa e atualmente coordena projetos financiados pela FAPESP e CNPq. É assessor ad-hoc do CNPq, FAPESP, CAPES, Fundação Araucária, UFRN, UERJ e dos periódicos: Journal of Biomedical Materials Research - Part A, International Journal of Oral & Maxillofacial Implants, Journal of Periodontology, European Journal of Oral Sciences, Journal of Dental Research, Brazilian Dental Journal, Journal of Applied Oral Science, Journal of Applied Polymer Science, Gerodontology, Journal of Oral Rehabilitation, Journal of Mechanical Behavior of Biomedical Materials, Journal of Prosthodontics, Journal of Prosthetic Dentistry, Journal of Advanced Prosthodontics, Materials Science & Engineering C, Journal of Advanced Research e outros. É membro do corpo editorial da Revista Odontológica do Brasil Central (ROBRAC) e da Implant News. É lider do Grupo de Pesquisa "PPR" da FORP-USP, e pesquisador do Grupo "Pólo de odontologia Digital Aplicado à Edução - PODAE ' da FORP-USP e do Grupo "Materiais Odontológicos e Prótese" da Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP. É avaliador institucional e de cursos pelo INEP/MEC e pelo Conselho Estadual de Educação-SP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Prótese Dentária e Materiais Dentários, atuando principalmente nos seguintes temas: titânio, prótese parcial removível, ligas dentárias, fundição, prótese sobre implantes, análise de tensões. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 1C (2017-2020) e 1B (2020-2023) do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia - Reabilitação Oral (11/2016-09/2020), Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa - FORP-USP (01/2018-01/2020); Chefe do Departamento de Materiais Dentários e Prótese (09/2020-09/2022). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4211-0542 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: