Busca avançada
Ano de início
Entree

Luciane Cruz Lopes

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de Sorocaba (UNISO). Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1986), mestrado em Ciências Área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutorado em Ciências Área de Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente, é docente permanente do Programa de mestrado em Ciências Farmacêuticas, linha Uso Racional de Medicamentos da Universidade de Sorocaba - UNISO. Atuou como consultora técnica da Organização Mundial da Saúde em Genebra- OMS (Suiça) e como exerceu consultoria na WHO-África. Atuou também como consultora da Organização Pan-americana de Saúde- OPS, como consultora técnica-científica do Ministério da Saúde coordenando por 6 anos a COMARE na elaboração da Relação Nacional de Medicamentos essenciais (RENAME), o Formulário Terapêutico Nacional e a COMAFITO na elaboração da Renafito (Relação Nacional de Fitoterápicos) e Renaplam (Relação Nacional de Plantas Medicinais). Atua como consultora da Anvisa para assuntos relacionados a registros de novas indicações de medicamentos e elaboração de pareceres técnicos. Coordena o Núcleo de Evidências para Políticas informadas por evidências SERIEMA- PAHO-EVIPNet-Brasil. Coordena o grupo Antena científica para disseminação de evidências e popularização da ciência. É membro do NATS-Uniso que pertence a REBRATS-MS-Brasil reponsável por avaliações de tecnologias em saúde. É líder do International Society of Pharmacoepidemiology BRAZInt que envolve membros da américa latina, do norte e europas na geração de estudos em farmacoepidemiologia. Atua como editora e comitê editora de importantes jornais científicos: Plos One, Frontiers Pharmacology e Phytotherapy Research. É consultor Ad hoc das principais agências de fomento brasileiras (CNPq, FAPESP, FAPEAP, FAPMIG) e DECIT, DEGITS/MS. Possui colaboração com várias Instituições no Brasil (Unicamp, Fiocruz,UNIFESP, USP, UNB) coordenando projetos de pesquisa em parceria e na formação de recursos humanos. Experiencia docente de 35 anos, graduação e pós graduação lato e stricto sensu.Coopera internacionalmente por meio de projetos e participação em programas de doutorados com Canadá (McMaster), Estados Unidos (University of Texas and University of Maryland) Espanha (USE e USAL), Bélgica (Antuérpia e Ghent), Suécia (Insituto Karolinska), University of Leichester (UK). Atualmente faz parte da iniciativa importante para a ciência: Coalização por Evidências, GRADE, e Cochrane atuando nos grupos EPOC and MUSCULOSKELETAL REVIEW. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: