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Maria Irma Hadler Coudry

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professora Titular (2012) e Livre-docente (2002) do Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas. Fez graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1973), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1978) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1986), com estágio clínico na Universidade Livre de Bruxelas (1982 e 1984). Fez pós-doutorado na Universidade de Newcastle, Inglaterra (1993/1994). Introduziu a Neurolingüística como domínio de estudo na UNICAMP (1981), e atua na linha de pesquisa que relaciona linguagem, cérebro e mente voltada para o estudo da afasia, sob uma visão discursiva. É co-responsável pelo Centro de Convivência de Afásicos (CCA), criado em 1989, fruto de um convênio interdisciplinar entre o Departamento de Lingüística, do Instituto de Estudos da Linguagem, com o Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo/Brasil). É um lugar de convivência entre pessoas afásicas e não-afásicas (pesquisadores terapeutas e familiares/amigos) que participam de um ambiente em que a linguagem acontece em suas mais diversas formas, simples e complexas, heterogêneas, carregadas de marcas particulares e de dizeres/escritos partilhados; onde se abrem as mais diversas possibilidades de construção de sentidos entre interlocutores afásicos e não afásicos, mediados por recursos metodológicos e pelos acontecimentos de que se fala/escreve/lê/imagina na vida organizada em sociedade. É responsável pelo Centro de Convivência de Linguagens (CCAzinho), criado em agosto de 2004, um lugar de pesquisa e de práticas com a linguagem onde se desenvolve um trabalho de leitura e escrita com crianças e jovens que receberam diagnósticos neurológicos (dificuldades de aprendizagem, dislexia, problemas no processamento auditivo, deficiência mental, déficit de atenção) que produzem efeitos negativos em seu processo de escolarização e em sua vida. Coordenou o Projeto Integrado em Neurolinguística: práticas com a linguagem e documentação de dados, de março de 1992 a março de 2013 (CNPq: 307227/2009-0), cujo objetivo foi investir na avaliação de linguagem, discursivamente orientada, das afasias e (supostas) patologias que afetam o processo de aquisição e uso da leitura e escrita. Outro objetivo desse projeto foi alimentar o banco de dados em neurolingüística (BDN) que desenvolveu uma forma de registro que dá visibilidade ao dado conforme foi produzido; um arquivo vivo do conjunto de dados produzidos em sessões individuais (anotadas em diário de pesquisa) e/ou coletivas (gravados em áudio e/ou vídeo e anotadas em diário de pesquisa) de acompanhamento longitudinal dos sujeitos (adultos e crianças/jovens). Tais objetivos têm continuidade no Projeto Neurolinguística Discursiva: práticas com a linguagem e banco de dados, em andamento desde 2008 (Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP: 326/2008). (Fonte: Currículo Lattes)

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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

NAVARRO, Paloma Rocha. Sujeito, linguagem e escrita : um estudo neurolinguistico. 2009. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

MULLER, Laura Maria Mingotti. Sujeitos, histórias e rótulos : a leitura e a escrita de crianças e jovens diagnosticados com dislexia. 2013. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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