Busca avançada
Ano de início
Entree

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Adilson Jesus Aparecido de Oliveira é Físico, com Doutorado em Ciências na área de Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Estagiou no European Synchrotron Radiation Facility em Grenoble e em outros institutos de pesquisa na França (INSP e IMPMC Sorbonne Université). Professor Titular do Departamento de Física da UFSCar, atuando desde 1992 na Instituição. É Pesquisador do CNPq desde 1997 e, atualmente, nível 1D, na área de Física e Astronomia. Foi membro titular do CA de Divulgação Científica do CNPq (07/2017-06/2020). Integrante do Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM-DF/UFSCar) e Pesquisador Principal e Coordenador de Difusão do CEPID/FAPESP Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF). Foi também Diretor de Difusão do Conhecimento no Center for Innovation on New Energies (CINE/FAPESP/SHELL- 2018-2020). Fundador e Coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, voltado ao desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Orientou 60 alunos de iniciação científica e extensão, 17 dissertações de mestrado e 15 teses de doutorado e supervisionou 10 pós-doutorandos. Publicou cerca de 125 trabalhos em revistas internacionais, 3 livros, 10 capítulos de livros e 250 artigos de divulgação científica. Colunista da Ciência-Hoje On-line desde 2006 e propositor e idealizador de diversos produtos de divulgação científica, como instalações interativas, programas de rádio, vídeos, concertos e eventos na área. Membro de diversas sociedades científicas, como SBPC (1988), SBF (1989), SBPMAT (2001). Foi Vice-Reitor da UFSCar entre novembro de 2012 e novembro de 2016. Coordenou a comissão executiva local da 67a. Reunião Anual da SBPC na UFSCar (2015). Atuou na implantação do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos da UFSCar. Foi secretário da divisão estadual (SP) da Sociedade Brasileira de Física (2011-2013). Membro do Conselho de Curadores do ParqTec de São Carlos (2015-2018) e membro do Conselho Gestor do Museu de Ciências Mario Tolentino de São Carlos (desde 2012). Reitor eleito pela UFSCar em 2020. Em 2019, foi o primeiro laureado do Prêmio Ernesto Hamburger de divulgação das Ciências Físicas da Sociedade Brasileira de Física. Os principais interesses acadêmicos são na área de Física, com ênfase em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas, e Divulgação Científica, especialmente no desenvolvimento de novas metodologias para comunicação pública da Ciência. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: