Busca avançada
Ano de início
Entree

Niklaus Ursus Wetter

CV Lattes ORCID


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Niklaus Ursus Wetter é bacharel em Física pela Eidgenössische Technische Hochschule Zürich - ETH (1988 - Suíça) e Doutor em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (1993). Atualmente é pesquisador titular da Comissão Nacional de Energia Nuclear no IPEN/SP-USP e docente de pós-graduação da Universidade de São Paulo USP, onde ministra regularmente uma disciplina. De 2009 a 2013 foi gerente adjunto do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/SP. De 2013 até 2018 ocupou o cargo de gerente do Centro de Lasers e Aplicações do IPEN/SP. De 2014 até 2020 ocupou o cargo de diretor-presidente da FAFITPE, Fundação de Apoio e Fomento a Inovação Tecnológica a Pesquisa e ao Ensino do IPEN, da qual ele é conselheiro desde 2022. Desde 2019 ocupa o cargo de Vice-diretor de Pesquisa e gerente de Internacionalização do IPEN. Na função de gerente da Internacionalização, ele implementou até agora 14 acordos bilaterais com universidades e institutos de toda parte do mundo, entre estes a Battelle Energy Alliance que engloba oito das maiores instituições federais de pesquisa dos EUA. Em 2018 foi o responsável pela organização da Escola de Verão André Swieca e a Escola São Paulo de Ciencia Avançada FAPESP "Laserfrontiers.com" com 141 alunos dos quais 40 de fora da america latina. Foi editor associado das revistas Optics Express e Optical Materials Express e atuo como editor associado da revista Frontiers, especialidade Optical Nanostructures. É especialista em desenvolvimento de lasers e atua nos principais segmentos: Lasers de estado sólido e materiais para meios Laser, Guias de onda, Aplicações de lasers nas ciências da vida, Lasers em aplicações nucleares e Espectroscopia Raman. Desde 2008 desenvolve fontes de luz em materiais desordenados, ou "Lasers Randômicos", para fins de aplicações em dispositivos ópticos. Em 2017, adquiriu, por meio de um projeto da FAPESP, um equipamento multiusuário Raman-TERS (AFM) com STM e SNOM, voltado para medições e desenvolvimento de nanomateriais.Possui 4 cartas de patente e 9 pedidos no total, 240 artigos internacionais com mais de 2500 citações e fator h de 29 (Scopus). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Un laboratorio de bolsillo 
Laboratório de bolso 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/05/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Laboratório de bolso


Publicado em 17 de abril de 2017 - Pesquisa FAPESP. Pesquisadores do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) descobriram como elevar a eficiência energética do laser aleatório. A técnica abre caminho para o desenvolvimento de laboratórios compactos, portáteis e descartáveis conhecidos como "lab on a chip".

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: