Busca avançada
Ano de início
Entree

Fabíola Manhas Verbi Pereira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Atualmente sou Professora Associada no Instituto de Química da Unesp - campus Araraquara. Possuo Bacharelado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) obtido em 1999, Mestrado em Química na área de Química Analítica (2003), Doutorado em Ciências (2007), ambos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Entre 2017 e 2018 realizei um estágio de Pós-Doutorado na Idaho State University (ISU) localizada nos Estados Unidos. Tenho experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: aplicações de Quimiometria, métodos não-destrutivos de análise, técnicas espectroanalíticas e imagens digitais. Sou líder do Grupo de Abordagens Analíticas Alternativas (GAAA), certificado pela instituição e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq desde 2014. As linhas de pesquisa são direcionadas para proposição de métodos de análise direta utilizando técnicas quimiométricas. As principais técnicas espectroanalíticas utilizadas são aquelas de caráter pouco invasivo, tais como XRF e LIBS. Em 2018, com a concessão do laboratório de pesquisa localizado no prédio do Instituto de Pesquisa em Bioenergia (IPBEN) foram dados os primeiros passos para consolidar a integração com a área de Bioenergia. Nos períodos, entre 2017 e 2019, tive a oportunidade de colaborar como editora convidada em dois números especiais do periódico internacional Food Analytical Methods (Editora Springer US): III Winter School of Chemometrics - Food analysis applications e Food Analytical Methods in Latin America - FANM-LATAM. Atuo como assessora de 54 periódicos internacionais e nacionais, bem como de agências de fomento, tais como FAPESP, CNPq, Binational Agricultural Research and Development Fund (BARD, Israel) e Agencia Nacional de Investigación y Desarrollo Chile. Fui responsável pela coordenação e organização da III Escola de Inverno em Quimiometria (EIQ 2017) realizada em julho de 2017 no Instituto de Química de Araraquara/Unesp, com um total de 140 participantes oriundos do Brasil e do exterior. Possuo cooperação internacional via projeto FAPESP - SPRINT 1/2019 com vigência até 2022. Desde maio de 2020 tenho atuado também, como tesoureira da secretaria regional do interior paulista Waldemar Saffioti da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Em janeiro de 2021, iniciei atividades como editora associada do periódico Food Analytical Methods (Editora Springer US). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Patente(s) depositada(s)

METODOLOGIA DE ESPALHAMENTO DE RAIOS-X COMO TÉCNICA ESPECTROSCÓPICA PARA CONTROLE DE QUALIDADE DE AMOSTRAS COM COMPOSIÇÃO ORGÂNICA PI0502174-0 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Maria Izabel Maretti Silveira Bueno; Fabíola Manhas Verbi Pereira - 13 de junho de 2005

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: