Busca avançada
Ano de início
Entree

Renata Fonseca Vianna Lopez

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica, mestrado em Fármaco e Medicamentos e doutorado em Ciências Farmacêuticas, todos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (FCFRP-USP). Realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade de Genebra - Suíça onde estudou a penetração cutânea de fármacos associados a iontoforese, e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) - EUA, onde estudou sistemas de liberação nanoparticulados, associados ou não ao ultrassom, para a penetração de fármacos em membranas biológicas complexas, como a pele. É Professora Titular da FCFRP-USP e líder do Centro de Inovação em Sistemas Nanoestruturados e Administração tópica (NanoTop). O principal foco de seu grupo de pesquisa é investigar a permeação cutânea e ocular de fármacos e a influência de sistemas de liberação nanoparticulados e da iontoforese nesta permeação. Possui vários artigos científicos publicados em revistas de seletiva política editorial, livros, capítulos de livros e patentes. Orientou mais de 30 teses de doutorado e dissertações de mestrado, mais de 20 alunos de iniciação científica e supervisionou o trabalho de pelo menos 7 pós-doutorados. Recebeu vários prêmios e homenagens destacando-se dois Prêmios CAPES de Tese da área de Farmácia, o de 2011 e o de 2015, como orientadora dos trabalhos. É coordenadora de projetos financiados pela FAPESP, CNPq e CAPES e participa de vários projetos colaborativos internacionais. É vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação da FCFRP-USP e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP de 2014 a 2018. Atualmente coordena um projeto temático financiado pela FAPESP (2023-2028), um subprojeto financiado pelo INCT-NanoFarma e participa do projeto internacional colaborativo BRICS STI COVID. Tem colaboração internacional significativa com a Université Paris-Saclay, França, com a qual firmou recentemente um acordo de dupla-titulação, com a University of Geneva, Suíça e com a University of Lagos, Nigéria. Presidente da comissão organizadora do CIFARP 2023, líder dos capítulo internacional da Controlled Release Society (CRS) no CRS Women in Sciences, membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), fundadora e membro do CRS Brazilian Local Chapter, vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Fisiopatologia e Terapia Ocular e membro do INCT-NanoFarma. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/09/2023
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Absorção cutânea Ácido aminolevulínico Administração por inalação Administração tópica Anestésicos Anticarcinógenos Anticorpos monoclonais Antígenos Antineoplásicos Bactérias gram-negativas Bactérias gram-positivas Betacoronavirus Biodisponibilidade Biologia Geral Biologia computacional Biomateriais Biopolímeros COVID-19 Carcinoma de células escamosas Carreadores lipídicos nanoestruturados Cavitação Células Vero Cetuximab Cicatrização Ciclodextrinas Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências da Saúde Citotoxicidade Condutividade elétrica Corticosteroides Cristais líquidos Cromatografia líquida de alta pressão Cultura de células Dendrímeros Dermatite atópica Doenças inflamatórias Doxorrubicina Eletro-osmose Emulsões (formas farmacêuticas) Ensaio de imunoadsorção enzimática Ensaios de penetração Epigênese genética Epigenômica Epitélio Estabilidade de medicamentos Estimulação elétrica Estresse térmico Farmácia Fármacos fotossensibilizantes Fármacos Farmacotecnia Farmacotécnica Ferimentos e lesões Fotoquimioterapia Gel (formas farmacêuticas) Histologia Imunização Insulina Iontoforese Laser de baixa intensidade Liberação controlada de fármacos Lipossomos Materiais cerâmicos Melanoma Microemulsão Micropartículas Microscopia confocal Monoleína Mucoadesão Nanopartículas lipídicas sólidas Nanopartículas magnéticas de óxido de ferro Nanopartículas metálicas Nanopartículas Nanotecnologia farmacêutica Nanotecnologia Neoplasias cutâneas Oftalmopatias Ovalbumina Óxido nítrico Pele Pesquisa translacional Planejamento fatorial Potencial zeta Proteínas ricas em prolina do estrato córneo Química Quimioterapia Quitosana Reparo tecidual Reposicionamento de fármacos SARS-CoV-2 Sistemas de liberação de medicamentos Sobrevivência celular Tecidos suporte Tecnologia farmacêutica Terapêutica Terapia fotodinâmica Terapia por ondas curtas Terapia por ultrassom Transmissão de energia elétrica por corrente contínua Ultrassom Veículos farmacêuticos
Patente(s) depositada(s)

COMPLEXO DENDRÍMETRO-SUBSTÂNCIA FOTOSSENSIBILIZANTE, COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO O REFERIDO COMPLEXO, USO DO COMPLEXO E KIT BR1020120024942 - Universidade de São Paulo (USP). Danielle C. A. S. de Santana ; Flavio da Silva Emery ; Luciana M. P. de Campos Araújo ; Renata Fonseca Vianna Lopez ; Stephania Fleury Taveira - 03 de fevereiro de 2012

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: