Busca avançada
Ano de início
Entree

Renata Fonseca Vianna Lopez

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica, mestrado em Fármaco e Medicamentos e doutorado em Ciências Farmacêuticas, todos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP (FCFRP-USP). Realizou Doutorado-Sanduíche na Universidade de Genebra - Suíça onde estudou a penetração cutânea de fármacos associados a iontoforese, e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) - EUA, onde estudou sistemas de liberação nanoparticulados, associados ou não ao ultrassom, para a penetração de fármacos em membranas biológicas complexas, como a pele. É Professora Titular da FCFRP-USP e líder do Centro de Inovação em Sistemas Nanoestruturados e Administração tópica (NanoTop). O principal foco de seu grupo de pesquisa é investigar a permeação cutânea e ocular de fármacos e a influência de sistemas de liberação nanoparticulados e da iontoforese nesta permeação. Possui vários artigos científicos publicados em revistas de seletiva política editorial, livros, capítulos de livros e patentes. Orientou 30 teses de doutorado e dissertações de mestrado, mais de 20 alunos de iniciação científica e supervisionou o trabalho de pelo menos 7 pós-doutorados. Recebeu vários prêmios e homenagens destacando-se dois Prêmios CAPES de Tese da área de Farmácia, o de 2011 e o de 2015, como orientadora dos trabalhos. É coordenadora de vários projetos financiados pela FAPESP, CNPq e CAPES e participa de vários projetos colaborativos internacionais. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da FCFRP-USP de 2014 a 2018. Atualmente é coordenadora de um projeto temático da FAPESP, vice coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Fisiopatologia e Terapia Ocular e membro do INCT-NanoFarma. Fundou em 2019 o CRS Brazilian Local Chapter, sociedade ligada a Controlled Release Society, e é a atual presidente. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Absorção cutânea Ácido aminolevulínico Administração por inalação Administração tópica Anestésicos Anticorpos monoclonais Antígenos Antineoplásicos Bactérias gram-negativas Bactérias gram-positivas Betacoronavirus Biodisponibilidade Biologia Geral Biologia computacional Biomateriais Biopolímeros COVID-19 Carcinoma de células escamosas Carreadores lipídicos nanoestruturados Cavitação Células Vero Cicatrização Ciclodextrinas Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências da Saúde Citotoxicidade Condutividade elétrica Corticosteroides Cristais líquidos Cromatografia líquida de alta pressão Cultura de células Dendrímeros Dermatite atópica Doenças inflamatórias Eletro-osmose Emulsões (formas farmacêuticas) Ensaio de imunoadsorção enzimática Ensaios de penetração Epigênese genética Epitélio Estabilidade de medicamentos Estimulação elétrica Estresse térmico Farmácia Fármacos fotossensibilizantes Fármacos Farmacotecnia Farmacotécnica Ferimentos e lesões Fibroínas Fotoquimioterapia Histologia Imunização Insulina Iontoforese Laser de baixa intensidade Liberação controlada de fármacos Lipossomos Materiais cerâmicos Melanoma Microemulsão Micropartículas Microscopia confocal Monoleína Mucoadesão Nanopartículas lipídicas sólidas Nanopartículas magnéticas de óxido de ferro Nanopartículas metálicas Nanopartículas Nanotecnologia farmacêutica Nanotecnologia Neoplasias cutâneas Ovalbumina Óxido nítrico Pele Pesquisa translacional Planejamento fatorial Potencial zeta Química Quimioterapia Quitosana Reparo tecidual Reposicionamento de fármacos SARS-CoV-2 Síndromes do olho seco Sistemas de liberação de medicamentos Sobrevivência celular Tecnologia farmacêutica Terapêutica Terapia fotodinâmica Terapia por ultrassom Transmissão de energia elétrica por corrente contínua Ultrassom Veículos farmacêuticos
Patente(s) depositada(s)

COMPLEXO DENDRÍMETRO-SUBSTÂNCIA FOTOSSENSIBILIZANTE, COMPOSIÇÃO COMPREENDENDO O REFERIDO COMPLEXO, USO DO COMPLEXO E KIT BR1020120024942 - Universidade de São Paulo (USP). Danielle C. A. S. de Santana; Flavio da Silva Emery; Luciana M. P. de Campos Araújo; Renata Fonseca Vianna Lopez; Stephania Fleury Taveira - 03 de fevereiro de 2012

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: