Resumo
O propósito deste plano de investimentos é dar apoio aos projetos de pesquisa na FC, Unesp, Bauru (AU)
Julio Ricardo Sambrano é graduado em Matemática e mestre em Matemática Aplicada Computacional com ênfase em analise numérica. Concluiu o doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos em 1999. Realizou Pós-doutorado e estágios de Pesquisa em grupos de Química Teórica em Universidades na Espanha e Itália. Atualmente é Professor no Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Bauru. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e foi Diretor científico da SBPMat no biênio 2014-2016. Atua como revisor em mais de 35 revistas especializadas internacionais e três nacionais e assessor de agências de fomento no Brasil e exterior. Atua principalmente na área de Engenharia de Materiais, com ênfase Modelagem e Simulação Computacional em Materiais Cerâmicos. Os seus trabalhos concentram-se em propriedades eletrônicas e estruturais de sólidos, superfícies e nanotubos de óxidos e processos de adsorção, doping e modelagem de reações sobre superfícies. Foi organizador e participou da organização de diversos eventos científicos. Em 2021 organizará o Congresso de Químicos Teóricos de Expressão Latina a ser realizado no periodo de 22 a 26 de novembro, Unicamp, Campinas, São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O propósito deste plano de investimentos é dar apoio aos projetos de pesquisa na FC, Unesp, Bauru (AU)
A modelagem e simulação computacional aplicada a ciências e tecnologia de materiais e executada a partir de métodos de estrutura eletrônica têm assumido um importante papel não só no auxilio de informações e interpretações obtidas a partir de pesquisas experimentais, mas bem como na possibilidade de prever de forma racionalizada as propriedades de materiais, a qual tem contribuído para di…
O interesse em sistemas análogos aos de carbono tiveram um considerável aumentado devido a suas possíveis aplicações em eletrônica. A síntese de materiais similares ao grafeno aumentou desde que as primeiras estruturas análogas inorgânicas foram sintetizadas, como o siliceno, germaneno, e o nitreto de boro hexagonal. Recentemente foi sintetizado o grafeno poroso (PG) e baseado nesta obse…
A simulação computacional, via métodos de estrutura eletrônica, podem auxiliar e proporcionar informações relevantes utilizadas como complemento àquelas obtidas por técnicas experimentais e tem contribuído para o aprimoramento em aplicações na área de Ciências e Engenharia dos Materiais. De um modo geral seus resultados normalmente complementam ou confirmam a informação obtida a partir de…
O conhecimento sobre os mecanismos de controle das morfologias de nanopartículas inclui as características de diferentes superfícies de um dado sistema cristalino, as quais possuem distintas propriedades eletrônicas e estruturais e, portanto são as responsáveis por determinar suas possíveis aplicações. Neste sentido, a proposta deste projeto é a modelagem e simulação computacional via teo…
O presente projeto visa estudar as propriedades estruturais e eletrônicas da monocamada porosa de carbeto de silício (PSiC) aplicando-se a Teoria do Funcional da Densidade (DFT) para métodos periódicos, de forma a investigar sua possível aplicabilidade como material anodo em baterias de lítio-sódio. As monocamadas de SiC serão geradas com estrutura análoga ao grafenileno (GP), que tem atr…
A simulação computacional via métodos de estrutura eletrônica, podem auxiliar, confirmar ou predizer informações obtidas a partir de experimentos e tem contribuído para o aprimoramento em aplicações nas diversas áreas das Ciências e em especial em tecnologia de Materiais. Com o auxílio da simulação computacional, muitos estudos têm como objetivo o desenvolvimento e aprimoramento de nanoma…
O Óxido de Zinco (ZnO) vem se mostrando um material muito promissor para aplicação em diversos dispositivos eletrônicos como, por exemplo em catálise, sensores químicos, células solares, na síntese de metanol, fotocatálise, diodos de emissão de luz UV, diodos a laser e microssensores. Há muitos relatos na literatura de sínteses de nanopartículas e que tem apresentado diferentes propriedad…
Nas últimas décadas, a nanotecnologia tem sido aplicada nas mais diversas áreas graças as novas e diversificadas aplicações dos nanomateriais. Devido ao seu tamanho nanométrico, suas propriedades particulares levam a novas possibilidades de aplicações. Em especial, os nanotubos têm se mostrado um material muito promissor, que pode ser utilizado em vários dispositivos eletrônicos, tais com…
O Óxido de Zinco (ZnO) vem se mostrando um material muito promissor para aplicação em diversos dispositivos eletrônicos como, por exemplo em catálise, sensores químicos, células solares, na síntese de metanol, fotocatálise, diodos de emissão de luz UV, diodos a laser e microssensores. Além do ZnO na forma de bulk, as superfícies, aplicadas a filmes finos, e nanoestruturas de ZnO também es…
O recente avanço tecnológico está intimamente ligado ao desenvolvimento de novos materiais, os quais emergem como uma alternativa aos materiais tradicionais. Situar-se na fronteira das pesquisas nesta nova classe de materiais requer o domínio das mais avançadas técnicas de síntese, análise e estudo de suas possíveis aplicações nos mais diversos setores da indústria. As propriedades mais i…