Busca avançada
Ano de início
Entree

Márcia Helena Rissato Zamariolli Damianovic

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em ENGENHARIA CIVIL pela Escola de Engenharia de São Carlos (1986), mestra em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1992) e doutora em HIdráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos (1997). Possui pós-doutorado no Departamento de Hidráulica e Saneamento (EESC- USP) (2003-2007) e no Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal de São Carlos (UFsCar) (2008-2009). Realizou estágio pós doutoral na Universidade de Valladolid (Espanha) (2006). Atualmente é Docente e pesquisadora no Departamente de Hidráulica e Saneamento (SHS - EESC - USP). Ministra as disciplinas de Saneamento 1 (sistemas de abastecimento de água); Saneamento 2 (sistemas de coleta de esgoto); Instalações prediais hidráulico e sanitárias e Tratamento de águas residuárias para graduação para Engenharia Civil e Operações Unitárias e Processos em Engenharia Ambiental para Engenharia Ambiental. Ministra as disciplinas de Tratamento de esgoto sanitário e Tratamento anaeróbio de despejos para pós-graduação. Ministra Curso de Especialização -Capacitação em Saneamento e Recursos Hídricos (SHS-EESC-USP) na disciplina Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário.Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais (efluentes de curtumes, efluentes de indústrias alimentícias, efluentes de indústria de papel e celulose e reciclagem de papel - utilizando sistemas de lodos ativados, reatores UASB, entre outros em escala plena); tratamento de efluentes líquidos contendo compostos tóxicos, tratamento de águas resdiuárias contendo sulfato, processos combinados para remoção de compostosa nitrogenados; utilização de reatores anaeróbios de leito fixo, reatores de leito fluidizado, reatores UASB, entre outros. Atua no tema de geração de bioenergia a partir da degradação anaeróbia de resíduos, com ênfase para a vinhaça. Pesquisa Drenagens de MInas visando a mitigação de efeitos ambientes e recuperação de metais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/10/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

OLIVEIRA, CRISTIANE ARRUDA; FUESS, LUCAS TADEU; SOARES, LAIS AMERICO; RISSATO ZAMARIOLLI DAMIANOVIC, MARCIA HELENA. Increasing salinity concentrations determine the long-term participation of methanogenesis and sulfidogenesis in the biodigestion of sulfate-rich wastewater. Journal of Environmental Management, v. 296, . Citações Web of Science: 0. (15/06246-7, 17/22952-4)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: