Busca avançada
Ano de início
Entree

Mauricio Boscolo

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É Professor Associado (livre docente) do Departamento de Química e Ciências Ambientais, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da UNESP em São José do Rio Preto (SP), do qual foi chefe no período de 2010-2012. É formado em Química pelo Instituto de Química de São Carlos - USP (1994), com mestrado (1996) e doutorado (2001) pelo Instituto de Química de São Carlos - USP . Durante o doutoramento estagiou 12 meses na Università degli Studi di Bari, Itália (2000) como bolsista do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR). Foi bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP (2002-2004) desenvolvendo projeto para utilização da sacarose como matéria-prima para diversos produtos químicos (Sucroquímica). Foi o primeiro diretor da Divisão de Química de Alimentos e Bebidas da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) no período de 2007 a 2008. Com apoio da FAPESP, em 2013 realizou estágio de pós-doutoramento de 12 meses na University of California at Santa Barbara - UCSB (USA) em tema relacionado a bioenergia: Novos catalisadores para despolimerização de lignina por hidrogenólise e hidrogenação catalítica em estado super-crítico. É vice coordenador do programa de Pós-Graduação em Química (2021-2025) e orientador credenciado no programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos. Coordena o Laboratório de Pesquisas em Bioenergia (IPBen) do IBILCE e integra o Grupo de Bioenergia da UNESP e o do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) do Bioetanol. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Instrumentação analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Sucroquímica, Biocombustíveis e Catálise. Coordenou diversos projetos de pesquisa financiados, sendo que o atual é sobre a produção de derivados químicos do óleo fúsel da cana-de-açúcar. É revisor de diversos periódicos científicos nacionais e internacionais de ampla circulação e indexados. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: