Busca avançada
Ano de início
Entree

Silvio Ferraz Mello Filho

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP, no biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010). Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013). Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista.

Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d?Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile), Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (B]elgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile).

Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007).

Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI. 
Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.) (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

COSTA, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação.  177 f. Tese (Doutorado) -  Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica.  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  São Paulo.  (00/11379-0

CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/07612-3

SIMURRA, Ivan Eiji Yamauchi. A recriação timbrística na música espectral. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (10/12608-5

FERREIRA, Guilherme Antonio Celso. Fotografia melódica : relações e cálculo intervalar. Tese (Doutorado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (07/00331-6

PENHA, Gustavo Rodrigues. Reescrituras na música dos séculos XX e XXI. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/56109-2

MAIA, Igor Leão. Klangfarbenmelodie : orquestração do timbre. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/16715-3

RIBEIRO, André Silva Pereira de Oliveira. Das proximidades a distancia : um percurso entre as instabilidades da musica. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (04/11439-4

PENHA, Gustavo Rodrigues. Entre escutas e solfejos : afetos e reescrita crítica na composição musical. Tese (Doutorado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/00784-6

ROSSETTI, Danilo Augusto de Albuquerque. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma = uma abordagem analítica e composicional = Microtemporal processes of sound construction, perception and form modulation: an analytical and compositional approach. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.  (13/00155-4

PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/08908-4

COSTA, Rogério Luiz Moraes. O músico enquanto meio e os territórios da livre improvisação.  177 f. Tese (Doutorado) -  Programa de Estudos Pós-Graduados em Semiótica.  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).  São Paulo.  (00/11379-0

FERREIRA, Guilherme Antonio Celso. Fotografia melódica : relações e cálculo intervalar. Tese (Doutorado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (07/00331-6

PENHA, Gustavo Rodrigues. Reescrituras na música dos séculos XX e XXI. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/56109-2

MAIA, Igor Leão. Klangfarbenmelodie : orquestração do timbre. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/16715-3

CASTELLANI, Felipe Merker. Uma abordagem sobre a noção de gesto musical nas poéticas de Luciano Berio e Brian Ferneyhough. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/07612-3

PENHA, Gustavo Rodrigues. Entre escutas e solfejos : afetos e reescrita crítica na composição musical. Tese (Doutorado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/00784-6

ROSSETTI, Danilo Augusto de Albuquerque. Processos microtemporais de criação sonora, percepção e modulação da forma = uma abordagem analítica e composicional = Microtemporal processes of sound construction, perception and form modulation: an analytical and compositional approach. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.  (13/00155-4

PACKER, Max. Dobra, redobra, desdobra: comentário e abertura composicional de obras musicais. Tese (Doutorado) -  Escola de Comunicações e Artes.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/08908-4

OLIVEIRA, Francisco Zmekhol Nascimento de. A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/16714-7

PACKER, Max. Latência, ressonância, abertura : um estudo sobre o pensamento composicional de Luciano Berio. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (11/15376-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: