Busca avançada
Ano de início
Entree

Denis Otavio Vieira de Andrade

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992), mestrado (1995) e doutorado (1998) em Ciências Biológicas (área de Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós-doutorado na "University of British Columbia", Vancouver, Canadá (2006) e professor visitante na "University of California Santa Cruz", Santa Cruz, CA, USA (2019). Professor do Departamento de Biodiversidade, Instituto de Biociências, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, desde 1997, ocupando o cargo de Professor Adjunto (Livre-docente) desde 2009. Bolsista produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nivel 1-D. Membro da "Society for Experimental Biology" e do quadro editorial do periódico "Journal of Experimental Biology". Participou do quadro editorial dos periódicos "Journal of Comparative Physiology B. Biochemical, Systematic and Environmental Physiology" e "Herpetologica". Assessor "ad hoc" de variados periódicos e instituições de fomento à pesquisa. É responsável pelas disciplinas da área de Fisiologia Animal para os cursos de graduação em Ciências Biológicas e Ecologia, IB, UNESP, Rio Claro e atua como orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia, Evolução e Biodiversidade, Instituto de Biociências, UNESP, Rio Claro. Foi presidente da Comissão Permanente de Pesquisa (2001-2003) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - área de Zoologia, IB, Unesp, Rio Claro, SP (2010-2017), além de participar regularmente em comissões e conselhos institucionais. Atua em pesquisas nas áreas de Fisiologia Animal Comparada e Ecofisiologia, com enfase em metabolismo energético, biologia termal, balanço de água, desempenho comportamental e história natural, com especial foco em anfíbios e répteis. Link para página institucional: https://unesp.br/portaldocentes/docentes/156780/repositorio?lang=pt_BR (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Lagartos teiú regulam temperatura corporal em períodos de acasalamento 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Mosca varejeira usa gota de saliva para se refrescar


Publicado em 19 de abril de 2018 - Canal USP - reapresentado pela Agência FAPESP. As moscas varejeiras da espécie Chrysomya megacephala se refrescam projetando uma gotinha de saliva para fora do aparato bucal e engolindo em seguida. Nesse movimento, parte da água contida na saliva evapora, diminuindo a temperatura da gota. A repetição do mecanismo faz a gota perder até 8°C em relação ao ambiente em apenas 15 segundos. Esse comportamento termorregulatório foi descrito pela primeira vez em artigo publicado na Scientific Reports nesta quinta-feira. O artigo é assinado por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos da USP e da Unesp e pode ser acessado neste link: https://www.nature.com/articles/s41598-018-23670-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: