Resumo
O projeto tem como objetivo descrever o plano de aplicação dos recursos da Reserva Técnica Institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Unesp, referente ao recursos captados junto à Fapesp no ano de 2014 (AU)
Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo ?SP (1988), doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo- SP (1992) e pós-doutorado no ?Laboratory of Molecular and Developmental Neuroscience? ?Harvard Medical School? Boston, MA, USA (1994 - 1996). Pró-reitora de Extensão Universitária e Cultura da Unesp (2017-2021), Vice-diretora (2009 - 2013) e Diretora (2013-2017) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Unesp. Atualmente é Professora Titular de Farmacologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista UNESP e sua linha de pesquisa envolve a investigação das bases neurais da dependência de drogas utilizando as abordagens comportamental e molecular." (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Drogas de Abuso e Tratamento Farmacológico da Dependência |
Mais itensMenos itens |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O projeto tem como objetivo descrever o plano de aplicação dos recursos da Reserva Técnica Institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Unesp, referente ao recursos captados junto à Fapesp no ano de 2014 (AU)
O projeto tem como objetivo descrever o plano de aplicação dos recursos da Reserva Técnica Institucional da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - Unesp, referente ao recursos captados junto à Fapesp no ano de 2013. (AU)
O abuso de drogas tem alcançado proporções consideráveis nos últimos anos e atualmente é considerado um problema de saúde pública mundial. No Brasil, dados epidemiológicos têm mostrado um crescimento no consumo de drogas ilícitas e lícitas, dentre elas os esteróides anabólicos androgênicos (EAAs) e o etanol. Estudos demonstram uma relação entre o uso de EAA, o consumo de etanol e a prátic…
O Córtex Pré-Frontal medial - CPFm é uma estrutura límbica que está envolvida na expressão de respostas fisiológicas e comportamentais à estímulos aversivos condicionados, incluindo aqueles desencadeadas pelo Medo Condicionado ao Contexto (MCC). Entretanto, os mecanismos neuroquímicos locais no CPFm envolvidos no controle das respostas ao MCC ainda são pouco compreendidos. Neste sentido, …
O córtex pré-frontal medial (CPFM) é uma região límbica localizada no telencéfalo, que é implicado no controle das respostas cardiovasculares, neuroendócrinas e comportamentais ao estresse. Entretanto, os mecanismos neuroquímicos no CPFM, especialmente neuropeptidérgicos, associados ao controle das respostas ao estresse ainda são pouco compreendidos. É bem descrita a ampla distribuição da…
Diversas evidências na literatura já demonstraram os efeitos deletérios que o estresse agudo ou crônico pode desencadear em indivíduos. Os surgimentos da depressão e do transtorno de ansiedade são possíveis consequências destes efeitos. A derrota social (DS) é um modelo animal que pode ser utilizado para se investigar o efeito do estresse agudo ou crônico sobre os comportamentos relaciona…
O córtex pré-frontal medial (CPFm) participa da modulação de diferentes comportamentos, dos quais incluem-se os associados ao uso de etanol e resposta a estressores. Esta região encefálica é predominantemente composta por neurônios glutamatérgicos e interneurônios gabaérgicos, além de receber aferências dopaminérgicas provenientes da área tegmental ventral. Recentemente, tem sido propost…
O córtex pré-frontal medial - CPFm é uma estrutura límbica que está envolvida na expressão de respostas fisiológicas e comportamentais à estímulos aversivos condicionados, incluindo aqueles desencadeadas pelo medo condicionado (MC). Entretanto, os mecanismos neuroquímicos locais no CPFm envolvidos no controle das respostas ao MC ainda são pouco compreendidos. Neste sentido, é descrito que…
O estresse pós-traumático (EPT) promove o aumento da sensibilidade da sinalização de glicocorticoides através dos receptores de glicocorticoide. Além disto, está relacionado à disfunção de estruturas cerebrais associadas às respostas defensivas como o medo. Circuitos homólogos como o córtex infra-límbico (IL) para a amigdala basolateral (BLA), produzem déficit sobre a extinção e reinstala…
De maneira semelhante aos sintomas comportamentais e fisiológicos observados nos pacientes com transtorno do estresse pós-traumático (TEPT), ratos submetidos ao procedimento de estresse prolongado único (SPS) apresentam prejuízo na extinção da memória de medo e aumento da ansiedade. O córtex pré-frontal (CPF) desempenha papel na modulação da consolidação da memória emocional através das s…