Busca avançada
Ano de início
Entree

Márcia Cristina Bisinoti

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Química Opção Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (1996-1999), mestrado em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2000-2002) e doutorado em Química Analítica com ênfase em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (2002-2005). Desde 2006 é professora Associada do Departamento de Química e Ciências Ambientais do Instituto de Biociência, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista em São José do Rio Preto. Obteve o titulo de Livre-Docência em Química Ambiental em Junho de 2013. Participou da comissão que implantou o programa de pós-graduação em química da UNESP-SJRP, cursos de mestrado (2009) e doutorado (2015). Foi Presidente da Comissão interna de Prevenção de Acidentes, da Comissão de Ética Ambiental, representante do IBILCE no Comite de Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande e do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Foi vice-coordenadora e é membro do conselho de curso de PG em Química desde 2009. Tem atuado como membro do Conselho de curso de Graduação em Química e Departamento. Foi coordenadora do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Química do IBILCE no periodo 2010-2017. Foi e atualmente e bolsista produtividade do CNPq e é consultora Científica de vários periódicos nacionais e internacionais. Foi membro do Comite Institucional do PIBIC UNESP 2016/2017. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica/Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: papel da materia organica e black carbon em rios da Amazonia, producao de hidrochar a partir de residuos da industria sucroalcooleira visando aplicacao como fertilizante no solo. É responsável pelas disciplinas de Poluição Ambiental, Toxicologia Ambiental, Efluentes Liquidos: Controle e Tratamento, Emissões Gasosas: controle e tratamento, Química do Ar, Agua e Solo, Monitoramento Ambiental e Higiene e Segurança Industrial para os discentes da graduação em Quimica e das disciplinas de Toxicologia e Gestão Ambiental e Química do Ar, Água e Solo para os alunos do Programa de Pos-Graduação em Quimica do IBILCE. Possui 62 artigos publicados e 2 patentes. Participou como Consultora na Avaliação dos Cursos de Pos-Graduação da CAPES. Realiza trabalho em parceria internacional juntamente com o grupo SupraHumic da Universidade Frederico II na Itália e com o prof. Thedore Henry da Universidade Hariot-Watt e com o pesquisador Stéphane MOUNIER da Universidade de Toulon - França. Está participando do Projeto em Rede INCTAA. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/05/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Absorção atômica Adsorção (química) Adsorção Agricultura sustentável Água de chuva Água Águas de superfície Ambiente aquático Amônia Argissolos Bagaço de cana-de-açúcar Bioacumulação Biodisponibilidade Bioenergia Biomarcadores Biomassa Caracterização estrutural Caracterização Carbonização hidrotérmica Carbonização Carvão ativado Carvão Chumbo Ciências Exatas e da Terra Cisteína Compostos de metilmercúrio Compostos inorgânicos Compostos orgânicos Concentração de poluentes Cromatografia líquida de alta eficiência Cromo Deposição atmosférica Descontaminação Desorção Dióxido de carbono Ecotoxicologia Espectrofotometria atômica Espectrometria de absorção atômica em forno de grafite Espectroscopia de absorção atômica Espectroscopia infravermelho transformada de Fourier Espectroscopia Ferro Fertilizantes Fipronil Fluorescência Fluxos Geoprocessamento Geoquímica Gestão ambiental Hidrocarbonetos policíclicos aromáticos Impactos ambientais Íons Matéria orgânica Materiais carbonáceos Mercúrio (elemento químico) Metabolismo animal Metais pesados Metais tóxicos Metais Metalotioneína Metilação Método hidrotérmico Microscopia eletrônica de varredura Modelos matemáticos Monocamadas de Langmuir Nutrientes Ozônio Peixes Peróxido de hidrogênio Poluição ambiental Poluição da água Poluição do solo Poluição Processos químicos Produção agrícola Propriedades físico-químicas Qualidade da água Qualidade do ar Química Analítica Química ambiental Química da água Química supramolecular Química Recursos hídricos Rio Grande Rio Preto Rio Turvo Rios São José do Rio Preto (SP) São Paulo Sazonalidade Sedimentos Solos Substâncias húmicas Testes de toxicidade Toxicidade Tratamento térmico Vinhaça
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: