Busca avançada
Ano de início
Entree

Carlos Alfredo Joly

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas pela USP (1976), mestrado em Biologia Vegetal pela UNICAMP (1979), PhD em Ecofisiologia Vegetal pelo Botany Department - University of St. Andrews, Escócia/GB (1982), Pós-Doc pela Universität Bern, Suíça (1994). Atua nas áreas de Ecofisiologia Vegetal e Conservação da Biodiversidade, tendo publicado 120 trabalhos em periódicos especializados, além de formar 26 mestres e 15 doutores, tendo 1 co-orientação em andamento. Editou 13 livros, com destaque para a série Biodiversidade do Estado de São Paulo: síntese do conhecimento ao final do século XX, o Atlas Inventário florestal da vegetação nativa do Estado de São Paulo, o livro Diretrizes para a Conservação e Restauração da Biodiversidade do Estado de São Paulo e o Ebook Diálogos Amazônicos: Contribuições para o Debate Sobre Sustentabilidade e Inclusão. Atualmente é Professor Emérito da UNICAMP, aposentado do Departamento de Biologia Vegetal do IB/UNICAMP, Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, do Science-Policy Advisory Committee (SPAC) do Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), chair da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES, e Editor Chefe da Biota Neotropica. É credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia, em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia da UNICAMP, e no Doutorado em Ambiente e Sociedade IFCH/NEPAM da UNICAMP. Na UNICAMP foi Coordenador de 3 Programas de Pós-Graduação (Ecologia, Biologia Vegetal e Ambiente e Sociedade), Chefe do Departamento de Biologia Vegetal (87/89 e 06/10) e Pró-Reitor de Pós-Graduação (96/98). Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente foi Coordenador de Informações Técnicas, Documentação e Pesquisa Ambiental/CINP (95) e no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação foi Diretor do Departamento de Políticas e Programas Temáticos/DEPPT (11/12). Na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES) foi Co-Chair do Painel Multidisciplinar de Experts (MEP). Em 1999, como Coordenador do Programa BIOTA/FAPESP, ganhou o Prêmio Henry Ford de Iniciativa do Ano na Área de Conservação. Em agosto de 2002 foi agraciado com a Ordem do Mérito Científico, classe comendador, em 2005 ganhou o Prêmio Ambiental von Martius da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, em 2007 recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Jovem Cientista do CNPq. Em 2009, como Coordenador do Programa BIOTA/FAPESP, ganhou novamente o Prêmio Henry Ford, desta vez na categoria Ciência e Formação de Recursos Humanos. Em 2012 recebeu o Prêmio Muriqui da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, em 2014 a Medalha João Pedro Cardoso do Governo do Estado de São Paulo e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz da UNICAMP, em 2022 o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciências, e em 2023 foi agraciado com a Ordem do Mérito Científico, classe Grã-Cruz. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Especialista pede criação de centro de vigilância nacional para o combate a novas epidemias 
Carlos Joly, professor emérito da Unicamp, vence o Prêmio FCW de Ciência 2022 
“Temos que ser resilientes, é isso que a pandemia ensina” 
Mucho más que biodiversidad 
Mais do que biodiversidade 
Perda de biodiversidade ameaça bem-estar das gerações atuais e futuras 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
7ª Conferência FAPESP: Por que precisamos de cenários transformadores para as pessoas e a natureza? 
Homenagem à professora Vanderlan Bolzani 
Biodiversidade Terrestre e Marinha 
Biodiversidade Terrestre e Marinha 
Tributo a Thomas Lovejoy e Edward Wilson 
Biodiversidade e a indústria de cosméticos 
2ª Conferência FAPESP 60 anos: Mudanças Climáticas e Biodiversidade 
Discutindo a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica 
Homenagem ao centenário de Otto Gottlieb 
Webinar BIOTA - Landscape Ecology and Functioning of Terrestrial Ecosystem 
Webinar em Comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Absorção de água pelas plantas Agricultura sustentável Altitude Amazônia Anaerobiose Análise multivariada Arquivamento e recuperação da informação Árvores florestais Árvores Assimilação de carbono Atributos funcionais Banco de dados relacionais Banco de dados Banco de sementes Biodiversidade Biogeografia Biologia Geral Biologia Biomassa Biota Botânica Aplicada Botânica Carbono Chuva de sementes Ciclo do carbono Ciclo do nitrogênio Ciência da Computação Ciências Agrárias Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Ciências Sociais Aplicadas Clorofila Comunicação Conservação biológica Conservação da Natureza Conservação da biodiversidade Conservação dos recursos naturais Conservação ex situ Conservação Convenções cartográficas Degradação ambiental Densidade da madeira Deposição atmosférica Desenvolvimento sustentável Dessecação Difusão da informação Dióxido de carbono Divulgação científica Ecofisiologia vegetal Ecofisiologia Ecologia Aplicada Ecologia Teórica Ecologia da paisagem Ecologia de Ecossistemas Ecologia de comunidades Ecologia florestal Ecologia Ecossistemas florestais Ecossistemas Emissão de gases Estudos de viabilidade FAPESP Fisiologia Vegetal Fitogeografia Fitossociologia Floresta ombrófila densa Florestas tropicais Florestas Florística Fósforo Fotossíntese Fragmentos florestais Georreferenciamento Germinação de sementes Germinação Hipóxia Homenagem Inclusão social Indicadores ambientais Indicadores de desempenho Informação Intercâmbio de pesquisadores Inundações Inventário florestal Inventário florístico Isótopos de carbono Isótopos de nitrogênio Jornalismo científico Jornalismo e Editoração Mata Atlântica Matas ciliares Meio ambiente Metabolismo respiratório Metabolismo vegetal Metadados Monitoramento ambiental Monitoramento biológico Mudança climática Myrtaceae Neutralidade Nicho ecológico Nitratos Nitrogênio Parques estaduais Periódicos científicos Plasticidade fenotípica Políticas públicas Povos indígenas Projetos de pesquisa Publicações de divulgação científica Recursos Florestais e Engenharia Florestal Reflorestamento Regeneração natural Respiração vegetal Restauração ecológica Revisão sistemática Sementes Serra do Mar (SP) Serviços ambientais Sistema de informação geográfica (SIG) Sistemas de Computação Sistemas de informação Sustentabilidade Troca gasosa Vegetação Velloziaceae
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Referência para a biodiversidade paulista


Publicado em 4 de setembro de 2011 - Pesquisa FAPESP. Carlos Joly conta como, em menos de uma década, o programa Biota-FAPESP se firmou como fonte para a adoção de políticas ambientais em São Paulo. Palestra no dia 27/04/2008 no ciclo "Revolução genômica".

Último diálogo antes do lançamento da plataforma BPBES


Publicado em 24 de julho de 2018 - Agência FAPESP - O professor Carlos Alfredo Joly, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trouxe para a 70ª SBPC, em Maceió (AL), a última oportunidade de discussão antes do Lançamento do Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES, um importante diagnóstico que sintetiza a situação dos últimos 15 anos da biodiversidade do Brasil.

1º Relatório Temático de Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos no Brasil


Publicado em 06 de fevereiro de 2019 - Agência FAPESP. O documento sintetiza as conclusões do 1º Relatório Temático, elaborado por 12 autores e revisado por 11 especialistas, que analisa temas relacionados à polinização e à produção de alimentos, identifica fatores de risco e aponta soluções de governança e oportunidades associadas.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página