Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Augusto Dias

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1999), com mestrado e doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, pela Universidade de São Paulo (2001 e 2004), atualmente é Professor Associado na FMVZ-USP, sendo responsável pela disciplina de Epidemiologia Veterinária, oferecida para o curso de graduação em Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Também coordena as disciplinas de pós-graduação: Controle e Erradicação de Zoonoses e Controle e Erradicação de Espécies Invasoras, oferecidas aos alunos matriculados no curso de Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses, da FMVZ-USP. Tem experiência em Epidemiologia Animal, tendo atuado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento até o ano de 2005. Colabora com a elaboração de políticas públicas no âmbito federal, junto aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Meio Ambiente, e nos âmbitos estadual e municipal. É membro do Comissão Nacional de Animais Selvagens (CNAS) do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representante da FMVZ no Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico e ponto focal do CFMV na Rede de Notificação de Doenças de Animais Selvagens (DSA/SDA/MAPA). Recentemente, tem trabalhado com projetos relacionados ao controle e erradicação de espécies invasoras em ilhas oceânicas, como os arquipélagos de Trindade e Martim Vaz e Fernando de Noronha, em associação com a Marinha Brasileira, ICMBio e WWF, além de estudos de ecologia de movimento de cães em guildas de canídeos no Cerrado e morcegos hematófagos, com a finalidade de fornecer bases científicas para o controle oficial. Atualmente trabalha com ecologia de morcegos urbanos, conflitos e saúde única (incluindo ecovigilância de SARS-CoV-2). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações3
Citações21
Cit./Artigo7,0
Dados do Web of Science

GISLENE FÁTIMA DA SILVA ROCHA FOURNIER; ADRIANO PINTER; SEBASTIAN MUÑOZ-LEAL; MARCELO BAHIA LABRUNA; MARCOS GOMES LOPES; THIAGO FERNANDES MARTINS; LUCIANA COLÁCIO; CAYO RODRIGO SANTOS MÔRA; JONAS MORAES-FILHO; RICARDO AUGUSTO DIAS. Implications of domestic dogs in the epidemiology of Rickettsia parkeri strain Atlantic rainforest and Rangelia vitalii in Southeastern Brazil. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária, v. 29, n. 1, p. -, . Citações Web of Science: 1. (14/00648-3)

DIAS, RICARDO AUGUSTO; ALVES GUILLOUX, ALINE GIL; BORBA, MAURO RIEGERT; DE LOURDES GUARNIERI, MARIA CRISTINA; PRIST, RICARDO; FERREIRA, FERNANDO; AMAKU, MARCOS; FERREIRA NETO, JOSE SOARES; STEVENSON, MARK. Size and spatial distribution of stray dog population in the University of Sao Paulo campus, Brazil. PREVENTIVE VETERINARY MEDICINE, v. 110, n. 2, p. 263-273, . Citações Web of Science: 18. (11/21969-4)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

FOURNIER, Gislene Fátima da Silva Rocha. Aspectos epidemiológicos dos cães domésticos semidomiciliados presentes na área de Mata Atlântica do Município de Caraguatatuba e a correlação entre a variabilidade genética dos carrapatos dos cães e do ambiente silvestre. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/00648-3

DIAS, Ricardo Augusto. Caracterização espacial da brucelose bovina no Estado de São Paulo. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (01/11090-3

OGATA, Renato Akio. Caracterização espacial da brucelose bovina no Estado do Tocantins. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/05094-0

ZETUN, Carolina Ballarini. Análise quali-quantitativa sobre a percepção da transmissão de zoonoses em Vargem Grande, São Paulo (SP): a importância dos animais de companhia, da alimentação e do ambiente. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (07/02166-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: