Antonia Cecília Zacagnini Amaral - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonia Cecília Zacagnini Amaral

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em História Natural pela UNESP de São José do Rio Preto (1972), cursou a pós-graduação no Instituto Oceanográfico da USP, onde obteve os títulos de Mestre e Doutor, e atuou como pesquisadora (pós-doutorado). Em 1980, ingressou no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde é Professora Titular desde 1998. As áreas de pesquisa em que atua são ecologia e biodiversidade bêntica marinha, com foco em conservação, e taxonomia e ecologia de anelídeos poliquetas. Participa ativamente do desenvolvimento da Zoologia no Brasil, tendo colaborado com o Plano Nacional de Zoologia (PNZ-CNPq) e fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Zoologia por três mandatos consecutivos (1982-1988). Fundadora do Simpósio Brasileiro de Poliquetas (SibPoly) e do Simpósio Latino-americano de Polychaeta (SilPoly). Entre outras atividades, foi membro do Comitê de Avaliação da CAPES e do Comitê Assessor de Oceanografia do CNPq. Coordenou pesquisas multi-institucionais, com destaque aos projetos: "Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva (REVIZEE/Score-Sul-Bentos)"; "Biodiversidade Bêntica Marinha no Estado de São Paulo (BIOTA/FAPESP - Bentos Marinho e Biodiversidade)"; e "Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada (BIOTA/FAPESP - Araçá)". Atualmente coordena o projeto Temático Consolidação de Coleções Científicas de Invertebrados Marinhos: Estratégias para Conservação da Biodiversidade BIOTA/FAPESP - Coleções. Atuou também como coordenadora de sínteses em nível nacional, em diferentes programas: Biodiversidade de Praias Arenosas (PROBIO), Biodiversidade Bêntica Marinha (REVIZEE) e Espécies de Invertebrados Aquáticos Ameaçadas de Extinção (IBAMA, MMA, SISBIO/ICMBio), e também coordenou Congressos e Simpósios científicos nacionais e internacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
En el barro y la arena de Araçá 
Na lama e na areia do Araçá 
Planeta areia 
Un planeta de arena 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Webinar em Comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/04/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ações antrópicas Análise de dados Anelídeos Annelida Áreas de conservação Baía do Araçá Bentos Bioacústica Biodiversidade Biogeografia Biologia marinha Biologia reprodutiva Bivalvia Brasil Cetacea Ciências Biológicas Ciências Exatas e da Terra Código de barras de DNA taxonômico Coleta de dados Comunidade litorânea Comunidades marinhas Conservação dos recursos naturais Corbula Crescimento animal Crescimento populacional Densidade populacional Dinâmica de populações Dinâmica temporal Distribuição animal Distribuição geográfica Distribuicão Diversidade Echinodermata Ecologia animal Ecologia de Ecossistemas Ecologia de comunidades Ecologia de populações Ecologia marinha Ecologia Ecossistemas costeiros Ecossistemas marinhos Ecossistemas Ecotoxicologia Esportes aquáticos Evolução animal Fauna marinha Fauna Filogenia molecular Filogenia Fundo do mar Gastropoda Genética populacional Identificação Interdisciplinar Invertebrados marinhos Isótopos estáveis Larva Livros Macrobentos Macrofauna Manguezais Mapas Marcador molecular Meiofauna Metacomunidades Microscopia eletrônica de varredura Mollusca Morfologia dos Grupos Recentes Morfometria Mussismilia hispida Neotropical Oceanografia Biológica Oceanografia Oceanos e mares Ophiuroidea Peixes Pesca Poliquetos Poluição do mar Polychaeta Praias Publicações de divulgação científica Região Sudeste Região Sul Reprodução animal Riqueza Serviços ambientais Sistemática Solo arenoso Sustentabilidade Tardigrada Taxonomia dos Grupos Recentes Zoologia (classificação) Zoologia Aplicada Zoologia
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Manual de invertebrados marinhos traz informações taxonômicas de 225 espécies


Publicado em 01 de dezembro de 2021 - Agência FAPESP. Pesquisadoras da Unicamp organizaram segundo volume de obra que traz informações científicas acessíveis sobre invertebrados marinhos do sul e sudeste brasileiros, direcionada a pesquisadores e estudantes; com 1.200 imagens e contribuição de 21 autores, o trabalho é resultado de grandes projetos de pesquisa, alguns no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP. Edição traz uma breve entrevista com a professora Cecília Amaral, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, idealizadora do projeto e uma das organizadoras do manual, bem como com as pesquisadoras do IB-Unicamp Tatiana Menchini Steiner e Michela Borges.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CUNHA, Beatriz Pereira. Diversity of free-living marine nematodes: taxonomy and systematic of family Cyatholaimidae = Diversidade de nematodas marinhos de vida livre: taxonomia e sistemática da família Cyatholaimidae. Tese (Doutorado) -  Instituto de Biologia.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP.  (17/21986-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.