Busca avançada
Ano de início
Entree

Heloísa de Araújo Duarte Valente

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Paulista (UNIP). Vice-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Heloísa de Araújo Duarte Valente é doutora em Comunicação e Semiótica, junto à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com estágio junto à Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, Paris) e pós-doutoramento junto ao Deptº. de Cinema, Rádio e Televisão ( CTR/ ECA-USP). Estuda as relações entre música, cultura e mídia atua nos estudos interdisciplinares envolvendo as áreas das ciências sociais aplicadas (sobretudo comunicação), semiótica da cultura e música. Dentre as publicações, além de vários artigos publicados em revistas especializadas, figuram: ?Os cantos da voz: entre o ruído e o silêncio? (São Paulo: Annablume, 1999);?As vozes da canção na mídia? (Via Lettera/FAPESP, 2003). Organizou e coorganizou: ?Música e mídia: novas abordagens sobre a canção? (Via Lettera; FAPESP, 2007), ?Canção d?Além-Mar: o fado e a cidade de Santos? (Realejo/ CNPq, 2008); ?Canção d?Além-Mar: o fado na cidade de Santos: sua gente, seus lugares? (Realejo/ FAPESP 2009); ?Madrigal Ars Viva, 50 anos: Ensaios e memórias? (Letra e Voz, 2011); ?O Brasil dos Gilbertos: notas sobre o pensamento (musical) contemporâneo? (Letra e Voz, 2011);"Entre gritos e sussurros: os sortilégios da voz cantada" (Letra e Voz, 2012), ?Dónde estás, corazón? O tango no Brasil, o tango do Brasil? (Letra e Voz; CNPq 2012); ?Trago o fado nos sentidos: cantares de um imaginário Atlântico? (Letra e Voz; FAPESP, 2013)."A música como negócio: políticas públicas e direitos de autor" (Letra e Voz, 2014); "Com Som. Sem Som... Liberdades polítcas; liberdades poéticas" (Letra e Voz, 2017); A canção romântica no Brasil dos 'anos de chumbo': Paisagens sonoras e imaginários na cultura midiática (Letra e Voz, 2018). Uma vereda tropical: a canção hispânica no Brasil (Letra e Voz, 2020), Fundou o Centro de Estudos em Música e Mídia (MusiMid), junto ao qual desenvolve projetos de pesquisa. É idealizadora e responsável pela realização dos Encontros de Música e Mídia, realizados anualmente desde 2005, e outras atividades. Docente titular junto ao Programa Pós-Graduação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP), e colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de São Paulo (PPGMUS). Atuou também no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC, 2011-2015) e como professora convidada nas Universidades do México (2002) ,de Aveiro (2010) e Nacional do Uruguai (2014). Membro do Conselho Editorial da Revista Resonancias (Chile), exerce assessoria ?ad hoc? junto às agências de fomento à pesquisa, congressos e publicações especializadas. Membro da diretoria (editora) da Associação Latinoamericana para o Estudo da Música Popular (IASPM-AL), (2014-2016; 2016-2018); integrante do Grupo GRIMCEL (Universidade de Oviedo, Espanha) e Caravelas - Núcleo de Estudos da História da Música Luso-Brasileira (CESEM, FCSH-UNL). Editora da Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Canções que são para sempre 
Canciones que son para siempre 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: