Busca avançada
Ano de início
Entree

Edson Aparecido Adriano

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Associado (Livre Docente) da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, onde é responsável pelas disciplinas de Parasitologia e de Patógenos de Organismos Aquáticos. Foi chefe do Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva-UNIFESP de fevereiro de 2017 a fevereiro de 2020. É professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em BIOLOGIA ANIMAL do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP e no Programa de Pós-Graduação em ECOLOGIA E EVOLUÇÃO da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP e Pesquisador Colaborador no Natural History Museum- NHM de Londres. Desenvolveu pós-doutoramento pelo Natural History Museum-NHM (2016-2017) e pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos-FZEA/USP (2007 - 2009). Livre Docente pela Universidade de São Paulo-USP (2011). Doutor em Parasitologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2004), mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (1999), bacharel em ciências habilitação em biologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995). Foi consultor do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Continentais - CEPTA/ICMBio (2004 - 2005), quando participou do Programa Pantanal, realizando pesquisas com peixes da bacia do Alto Paraguai. Na área de pesquisa de patógenos de peixes, coordenou Projeto Jovem Pesquisador FAPESP de 2007 a 2012, e vários projetos regulares FAPESP e CNPq entre os anos de 2012 e 2022. Atualmente é coordenador de Projeto Temático FAPESP. A principal área de pesquisa está voltada ao estudo de patógenos de peixes do Filo Cnidaria, Classe Myxozoa, com ênfase para diversidade, taxonomia, desenvolvimento, evolução e interação parasito-hospedeiro. Desenvolve ainda pesquisas sobre taxonomia, diversidade e evolução de Monogenea e de outros grupos de metazoários patógenos de animais aquáticos. É membro da diretoria da Associação Brasileira de Patologistas de Organismos Aquáticos- ABRAPOA e associado a European Association of Fish Pathologists-EAFP. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/04/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

AGUIAR, Julio Cesar Cenci de. Sistemática de dactilogirídeos (Platyhelminthes, Monogenoidea) parasitas de peixes da família Pimelodidae das bacias dos rios Amazonas e Paraná, Brasil. Tese (Doutorado) -  Instituto de Biologia.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP.  (13/20770-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: