Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo Ribeiro Rodrigues

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Biologia Vegetal pela UNICAMP (1986), doutorado em Biologia Vegetal pela UNICAMP (1992) e docente da Universidade de São Paulo (desde 1987). Atualmente (desde 2001) é professor titular do Departamento de Ciências Biológicas da ESALQ/Universidade de São Paulo e foi Coordenador do Programa BIOTA da FAPESP de 2004 até 2009. Atua na área de Ecologia e Restauração Florestal e é coordenador do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/LCB/ESALQ/USP), hoje com 23 anos (www.lerf.esalq.usp.br), onde estão disponíveis os alunos formados no LERF (IC, Ms, DR e PD), os seus trabalhos publicados e projetos concluídos e em andamento. Atualmente é orientador na pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas (programa Biologia Vegetal) e na Universidade de São Paulo (programas: Recursos Florestais e Ecologia Aplicada). Orientou 98 profissionais nos níveis de Ms, Dr e PD e dezenas de alunos de IC. Publicou 262 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 99 livros e capítulos de livros . No LERF coordena o Programa de Adequação Ambiental e Agrícola de Propriedades Rurais, com 4.250.000 ha de áreas em processo de adequação no Brasil todo, com destaque para o bioma Mata Atlântica e Amazônia, com mais de 25.350ha de matas ciliares restauradas e mais de 125.000ha de florestas remanescentes recuperadas e protegidas. Foi coordenador do projeto temático da FAPESP: ?Restauração Ecológica de Florestas Ciliares, de Florestas Nativas de Produção Econômica e de Fragmentos Florestais Degradados (em APP e RL), com Base na Ecologia de Restauração de Ecossistemas de Referência, visando testar cientificamente os preceitos do Novo Código Florestal Brasileiro?, onde tem mais de 40 pesquisadores envolvidos, desde pesquisadores seniors, doutorandos, mestrandos e alunos de iniciação científica, concluído em abril de 2020. Nos últimos anos (2010-2021) tem atuado como membro do Grupo Especial da SBPC e ABC, para melhoria do Código Florestal Brasileiro em avaliação no STF, com várias incursões na Câmara Federal, no Senado Federal, no Executivo Federal e no STF. Ainda é membro da Câmara de Compensação do Estado de São Paulo, membro do Comitê da Conta TFCA (uso de recursos da dívida brasileira em conservação da biodiversidade) e membro da Coalizão- Ciência e Sociedade (https://cienciasociedade.org/). Tem feito enorme esforço na produção de publicações não acadêmicas para orientar técnicos e produtores rurais para boas práticas ambientais e boas políticas públicas ambientais, como p.ex: https://www.youtube.com/watch?v=a2ygqm4UOkI, https://www.youtube.com/watch?v=Z2tqWyYsrBU, http://www.lerf.eco.br/capa.asp?v=7, https://www.nature.org/media/brasil/manual-restauracao-mt.pdf, https://www.nature.org/media/brasil/cartilha-restauracao-mt.pdf, http://adaptaclima.mma.gov.br/conteudos/227. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
La vida que fluye 
La vida que fluye 
La vida que fluye 
Life goes on 
Vida que corre 
Amazônia ilegal 
Amazônia ilegal 
Perda de biodiversidade ameaça bem-estar das gerações atuais e futuras 
Modos de restaurar as florestas 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Webinar em Comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Adequação ambiental Agricultura sustentável Agronomia Animais frugívoros Animais herbívoros Araras (SP) Araucaria angustifolia Árvores florestais Bambu Banco de sementes Bases de dados Biodiversidade Bioquímica do solo Botânica (classificação) Botânica Aplicada Botânica aplicada Botânica Cana-de-açúcar Censos Cerrado Ciência do Solo Ciências Agrárias Ciências Biológicas Clareira Coleção e conservação de espécies biológicas Conectividade (ecologia) Conectividade funcional Conservação biológica Conservação da Natureza Conservação da água Conservação do solo Conservação dos recursos naturais Degradação ambiental Dinâmica florestal Dispersão de sementes Diversidade funcional (ecologia) Ecologia Aplicada Ecologia aplicada Ecologia da paisagem Ecologia da restauração Ecologia de Ecossistemas Ecologia de fitossistemas Ecologia humana Ecologia microbiana Ecologia Ecossistemas Erosão do solo Espécies em perigo de extinção Estações ecológicas Estoque de carbono Etnobotânica Fatores abióticos Fatores bióticos Fenologia Fitogeografia Fitossociologia Flora Floresta ombrófila densa Florestas pluviais Florestas Florística Fragmentos florestais Geada Germinação de sementes Governança ambiental Guias Interação ecológica Interação planta-animal Intercâmbio de pesquisadores Inventário florestal Inventário florístico Legislação ambiental Lepidoptera Manejo Florestal Manejo florestal Mata Atlântica Matão (SP) Matas ciliares Mineração Morro Agudo (SP) Necessidades nutricionais Parque Natural Municipal Mata da Câmara Percepção Pesquisa participante Plantas em extinção Plântulas Políticas públicas Processos ecológicos e ambientais Propagação vegetal Recursos Florestais e Engenharia Florestal Regeneração natural Regressão linear Restauração ecológica Restauração florestal Riqueza de espécies São Paulo São Roque (SP) Sedimentos Semeadura direta Semeadura Sementes Semivariograma Serrapilheira Serviços ambientais Solução nutritiva Sucessão Sustentabilidade Taxonomia Vegetal Vegetação
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Modos de restaurar as florestas


Publicado em 20 de janeiro de 2016 - Pesquisa FAPESP. Com o início do Programa de Regularização Ambiental, os proprietários rurais serão obrigados a restaurar áreas desmatadas ilegalmente no passado. O professor da Esalq-USP, Ricardo Rodrigues, e o diretor do Instituto de Botânica de São Paulo, Luiz Mauro Barbosa, apresentam uma nova metodologia de recobrimento de floresta, mais eficiente e com menor custo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: