Busca avançada
Ano de início
Entree

Rogério Rosenfeld

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. Instituto de Física Teórica (IFT)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Fisica pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Física pela University of Chicago (1990). É professor livre docente do Instituto de Física Teórica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Áreas de atuação: Fenomenologia de Partículas Elementares e Cosmologia. Foi vice-diretor (2003-2008, 2012-2014) e diretor (2009-2011, 2015-2017) do Instituto de Física Teórica-UNESP, presidente da comissão de área de Partículas e Campos da Sociedade Brasileira de Física (2015-2017) , vice-presidente (2017-2019) e presidente (2019-2021) da Sociedade Brasileira de Física (2017-2019), membro do Conselho Editorial da Fundação Editora UNESP (2013-2017) e presidente da União de Físicos de Países de Língua Portuguesa (2019-2022). Atualmente é vice-diretor do ICTP South American Institute for Fundamental Research, vice-coordenador do INCT do e-Universo, membro do Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA), da colaboração Dark Energy Survey (DES) e da colaboração Rubin Observatory Legacy Survey of Space and Time (LSST). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
APS/ICTP-SAIFR Satellite April Meeting 
Física do Universo: Cosmologia 
Ciência em Diálogo ? Física e Ficção Científica 
2º Fórum Estratégico Latino-Americano para Infraestrutura na Pesquisa 
Latin American Strategy Forum for Research Infrastructure 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Bóson de Higgs - 1º Bloco


Publicado em 2 de maio de 2015 - SP Pesquisa - Bóson de Higgs - 1º Bloco. Em março de 2013, as manchetes do mundo todo se voltaram à descoberta do bóson de Higgs. Era a peça que faltava para completar o Modelo Padrão da Física de Partículas, o arcabouço teórico que explica de que são feitas todas as coisas que são vistas na natureza - dos átomos do nosso corpo às reações nucleares no coração das estrelas. A descoberta foi feita no LHC (o maior acelerador de partículas do mundo), na Suíça. O Brasil teve certa participação, ao colaborar para o processamento da montanha de dados vindos dos aceleradores, compondo uma sofisticada rede computacional chamada SPRACE, montada na UNESP com financiamento FAPESP. O programa apresenta tal participação e explica o que é o campo de Higgs, onde está o bóson e por que a descoberta é tão relevante.

SP Pesquisa - Bóson de Higgs - 2º Bloco


Publicado em 2 de maio de 2015 - SP Pesquisa - Bóson de Higgs - 2º Bloco. Em março de 2013, as manchetes do mundo todo se voltaram à descoberta do bóson de Higgs. Era a peça que faltava para completar o Modelo Padrão da Física de Partículas, o arcabouço teórico que explica de que são feitas todas as coisas que são vistas na natureza - dos átomos do nosso corpo às reações nucleares no coração das estrelas. A descoberta foi feita no LHC (o maior acelerador de partículas do mundo), na Suíça. O Brasil teve certa participação, ao colaborar para o processamento da montanha de dados vindos dos aceleradores, compondo uma sofisticada rede computacional chamada SPRACE, montada na UNESP com financiamento FAPESP. O programa apresenta tal participação e explica o que é o campo de Higgs, onde está o bóson e por que a descoberta é tão relevante.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: