Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Inês Ré

CV Lattes


Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Engenheira química, (UFSCAR-SP, 1984), mestre (UFSCAR 1986) e doutora (INPT- Toulouse- França, 1993) em engenharia de processos químicos, com pós-doutorado em tecnologia de partículas sólidas (LGC UMR 5503 CNRS, França - 1997). Pesquisadora do IPT desde 1986. Responsável pela criação e desenvolvimento da área de encapsulação de materiais ativos no IPT (1995) e pela reestruturação do Laboratório de Tecnologia de Partículas (1999) no mesmo instituto. Diretora de Pesquisas do CNRS na França, de 10/2006 a 04/2007 (pesquisadora associada) na área de microtecnologias aplicadas a processos de geração de partículas poliméricas. Diretora do Centro de Tecnologia de Processos e Produtos do IPT de 2006 a fevereiro 2008, quando passou a atuar como pesquisadora e articuladora de ações estratégicas na França, na área de tecnologia de partículas e nanotecnologias em um centro de pesquisas ligado ao Ministério da Indústria (Centre Rapsodee - Ecole des Mines d?Albi-Carmaux, Albi, França). Desde janeiro de 2011, é diretora de pesquisas e diretora-adjunta do Centre Rapsodee (100 colaboradores) e diretora de uma plataforma tecnológica em tecnologias farmacêuticas avançadas de apoio à indústria (plataforma GALA), que associa 5 diferentes laboratórios de pesquisa franceses. Principais áreas de pesquisa: tecnologias de microencapsulação, tecnologia de particulas. Desenvolve sistemas de micro e nanocarreadores para liberação imediata ou controlada, para moléculas solúveis ou não em meio aquoso. Produção científica e tecnológica: 9 patentes; 34 publicações em revistas especializadas, 83 publicações em congressos, 4 capítulos de livros. Bolsa de produtividade tecnológica PI-D do CNPq (2006-2008). Co-direção de 8 teses de doutorado no Brasil, direção de 1 tese no Brasil e 4 teses de doutorado na França, supervisão de 6 pós-doutorados (1 na França), direção ou co-direção de 11 mestrados, outras orientações (16). Reviewer de várias revistas especializadas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: