Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberto José Maria Covolan

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Roberto Covolan obteve seus títulos de Mestre em Física (1985) e Doutor em Ciências (1989) no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com trabalhos em física de partículas na área de fenomenologia hadrônica a altas energias. Após um período de pós-doutoramento (1989-1990) no Departamento de Física Teórica da Università degli Studi di Torino (Turim, Itália), assumiu a posição de professor assistente no IFGW-Unicamp para desenvolver estudos sobre radiação cósmica e física das partículas elementares. Durante o período de 1995-1996, esteve na Rockefeller University (Nova York, EUA) como "guest investigator" fazendo parte do Laboratório de Física Experimental de Altas Energias. A partir do ano 2000, trabalhou na organização e criação do curso de bacharelado em Física Médica, na Unicamp, curso aprovado e em funcionamento desde 2003. Nessa mesma época (ano 2000), passou também a desenvolver atividades como colaborador do Laboratório de Neuroimagem (LNI), da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, visando desenvolver estudos sobre dinâmica cerebral através de ressonância magnética funcional. Juntamente com pesquisadores do LNI, lançou a proposta que resultou no Programa CInAPCe, aprovado pela FAPESP (www.fapesp.br/cinapce/). Durante licença sabática (2002-2003), realizou estágio em Boston, EUA, na condição de "visiting scientist" junto ao Massachusetts General Hospital e "visiting associate professor" junto à Harvard University. Durante esse período, realizou estudos funcionais multimodais, combinando as técnicas de tomografia óptica e ressonância magnética funcional. De volta à Unicamp, criou, em 2005, um novo grupo de pesquisa no IFGW, o Grupo de Neurofísica, que coordena desde então. Foi um dos organizadores, em 2004, do projeto ?Centro Multimodal de Neuroimagem para Estudos em Epilepsia?, através do qual a Unicamp estará inserida no Programa CInAPCe da FAPESP. Em 2010, em colaboração com pesquisadores de outras quatro instituições, o Prof. Covolan foi um dos responsáveis pelo lançamento do Projeto DesTINe (Desenvolvimento de Tecnologias de Informação para Neurologia). Atualmente, é vice-diretor do CEPID BRAINN (Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia) e coordenador de transferência de tecnologia deste centro. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Neurotecnologia no Brasil: Criando as sinapses para a inovação 
Neurotecnologia no Brasil: Criando as sinapses para a inovação 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Neurotecnologia no Brasil: Criando as sinapses para a inovação 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/11/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

BATISTA‚ M.; COVOLAN‚ RJM; MONTANHA‚ J.. Regge analysis of diffractive and leading baryon structure functions from deep inelastic scattering. Physical Review D, v. 65, n. 9, p. 096006, . (99/01236-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

SOARES, Mara Senghi. Análise fenomenológica da produção difrativa de W's e dijatos em colisões hadrônicas a altas energias. Tese (Doutorado) -  Instituto de Fisica Gleb Wataghin.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (97/06858-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: