Busca avançada
Ano de início
Entree

Fátima Regina Rodrigues Évora

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É livre docente do Departamento de Filosofia do IFCH da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, onde desenvolve pesquisas desde 1987 nas áreas de história da filosofia e história da filosofia da natureza. Graduou-se em Física pela USP, em 1980. Defendeu, em 1987, no IFCH-UNICAMP, o seu mestrado em filosofia sobre a Revolução Copernicano-Galileana: Origem, significado e inserção na história do pensamento científico e filosófico antigo e medieval. Doutorou-se em filosofia pela FFLCH-USP, em 1996, com tese sobre A evolução do conceito de inércia: de Filopono a Galileo. Desde 2011 é livre docente pela UNICAMP. Fez estágio de pós-doutoramento na Princeton University-EUA, a convite do Prof Dr. Daniel Garber, em 2014.e no Centre de Recherche sur la Pensée Antique "Bibliothèque Léon Robin" (Université de Paris IV et CNRS), em 2004 e 2008. De junho a agosto de 2016, esteve como Visiting Scholar in the Department of Philosophy of Princeton University - EUA, with Prof. Daniel Garber. Foi editora, de 1993 a 2013, dos Cadernos de História e Filosofia da Ciência, e, desde 2006, é diretora associada da coleção de livros Philosophia/Analytica, publicada pela Discurso Editorial. É bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, nível 1B, com o projeto "O rompimento com a tese aristotélica da dicotomia entre céu e terra: Filopono de Alexandria e sua recepção no início da filosofia moderna". Tem publicado livros e artigos nas áreas de história da filosofia e história da filosofia da natureza, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Aristóteles, Filopono de Alexandria, história da filosofia antiga e medieval, história da física e da astronomia. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CUSTÓDIO, Márcio Augusto Damin. Implicações do problema da interdependencia da filosofia da ciencia e da historia da ciencia em Imre Lakatos. 1999. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (96/01143-2)

MOREIRA, Edson Adriano. O problema de Newton : a materia essencialmente inerte versus a evidente atividade na natureza. 2009. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (06/59035-4)

LIMA, Giorlando Madureira de. Propósito e natureza em Aristóteles. 2010. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (08/52164-9)

MOSCHETTI, Marcelo. A Unificação do Cosmo : o rompimento de Galileu com a distinção aristotelica entre ceu e terra. 2002. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (98/01989-4)

MALBOUISSON, Iara Velasco e Cruz. Filosofia e ciência no século XIV : o caso de Nicole Oresme. 2011. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (08/56856-2)

MONTEIRO, Matheus Henrique Gomes. A realidade dos possíveis segundo Tomás de Aquino. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Estadual de Campinas. (12/10723-7)

DINIZ, Eveline de Lourdes Ferreira. A possibilidade do vácuo no espaço e tempo em Leibniz. 2018. Dissertação (Mestrado) - (16/00433-2)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: