Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Helena Vieira Abrahão

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo (1972), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1996).Realizou estudos de pós-doutorado na Penn State University, PA, USA (2011). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atua como docente voluntária junto ao PPG em Estudos Linguísticos no campus de São José do Rio Preto, onde ministra disciplinas e orienta mestrados e doutorados. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, crenças, ensino-aprendizagem de línguas, tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas e na formação de professores. Coordena o Grupo de Estudos Socioculturais na Formação de Professores de Lìnguas, credenciado junto ao CNpQ. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/04/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

KANEKO-MARQUES, SANDRA MARI. Reflective Teacher Supervision Through Videos of Classroom Teaching. PROFILE-ISSUES IN TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT, v. 17, n. 2, p. 63-79, . Citações Web of Science: 0. (08/53911-2)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LIMA, Fernando Silverio de. Trajetórias em espiral : a formação histórico-cultural de professores de inglês.  318 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  (13/04431-6

SILVA, Elias Ribeiro da. A Ideologia no ensino de inglês como língua estrangeira em três contextos escolares.  207 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (01/00935-2

LIMA, Solange dos Santos. Crenças de uma professora e alunos de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública.  192 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (03/03942-5

JACOB, Lilian Karine. Diferenças motivacionais e suas implicações no processo de ensinoaprendizagem de espanhol como língua estrangeira.  209 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (00/04934-8

ORTEGA, Livia Maria. O moodle como ferramenta na formação continuada de professores de inglês como língua estrangeira.  178 f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (10/13457-0

SALOMÃO, Ana Cristina Biondo. A cultura e o ensino de língua estrangeira : perspectivas para a formação continuada no projeto Teletandem Brasil.  268 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (09/15071-5

BEDRAN, Patricia Fabiana. A formação inicial do professor de línguas no e para o contexto virtual e a construção de comunidades de prática.  305 f. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas.  São José do Rio Preto.  (09/52656-1

KANEOYA, Marta Lúcia Cabrera Kfouri. A formação inicial de professoras de línguas para/em contexto mediado pelo computador (teletandem) : um diálogo entre crenças, discurso e reflexão profissional.  261 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas.  Universidade Estadual Paulista.  São José do Rio Preto.  (05/56041-0

CARDOSO, Simone Afini. Correção e tratamento de erros e seus possíveis efeitos na produção oral no processo de aprendizagem/aquisição da língua estrangeira em classes de adolescentes.  235 f. Dissertação (Mestrado) -  Campus de São José do Rio Preto.  Universidade Estadual Paulista (UNESP).  São José do Rio Preto.  (00/02376-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: