- Auxílios pontuais (curta duração)
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Márcia H. M. Ferraz é Professora e Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP, do qual já foi coordenadora em duas gestões anteriores. Possui graduação em Química (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), com dissertação e tese em história da ciência. É vice-coordenadora do Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência da PUC/SP e, desde 2005, Honorary Research Fellow, Science and Techology Studies, University College London. Orientou cerca de 50 dissertações de Mestrado e cerca de 20 teses de Doutorado. É pesquisadora principal dos sucessivos Projetos Temáticos FAPESP desenvolvidos junto ao CESIMA, sob a coordenação de A.M. Alfonso-Goldfarb desde 2000, publicou dezenas de trabalhos entre artigos em periódicos renomados, capítulos de livros e livros (tendo recebido o prêmio Jabuti em 1999). Atualmente, é membro do corpo editorial do Current Bibliography da revista Isis e atua como parecerista em diversos periódicos da área. Tem experiência em História da Ciência nos séculos XVII ao XIX, com ênfase em História da Química e ciências relacionadas, Ciências no Brasil e Ciência no período Colonial. (Fonte: Currículo Lattes)
Foi centro de nossa pesquisa anterior uma importante rede de discussões sobre os princípios da matéria que se estendeu até, pelo menos, o século XVIII, caracterizada pelo trabalho de laboratório apoiado em estudos e revisões de fontes antigas e/ou tradicionais. Tal rede ganhou corpo via duas vertentes: enquanto alguns estudiosos concebiam os princípios materiais como característicos de...
O refinamento das pesquisas realizadas anteriormente revelou a esta equipe a presença de uma rede de discussões sobre os princípios da matéria que se estendeu pelo menos até o século XVIII. Essas concepções tiveram um desdobramento particular, mas interessantíssimo, entre aqueles que acreditavam na compreensão da natureza através dos processos de laboratório. Quase sempre tendo como fo...
O estudo de vários originais mostrou que uma antiga visão de matéria persistia em textos fundamentados na nova química proposta por Lavoisier. Além disso, o distanciamento teoria-prática, no que se refere aos processos de laboratório, parecia manter-se, a contragosto dos estudiosos químicos de finais do Século XVIII. Assim, o projeto pretende estudar as teorias químicas sobre a matéria...
8 | Auxílios à pesquisa concluídos |
1 | Bolsas no país concluídas |
9 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |