Busca avançada
Ano de início
Entree

Jaime Ginzburg

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Titular de Literatura Brasileira na Universidade de São Paulo. Desenvolve atualmente o projeto de pesquisa "Literatura e cinema no Brasil contemporâneo - segunda fase", com bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq. Atualmente coordena o Grupo de pesquisa Literatura e cinema no Brasil contemporâneo (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6903453971318306). Participa do The Maria Sibylla Merian Center for Advanced Latin American Studies in the Humanities and Social Sciences (CALAS), como pesquisador, dentro da linha de pesquisa "Transitions between violence and peace in Latin America". Possui graduação em Licenciatura em Letras - Português pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Realizou Pós-Doutorado em Estudos Literários na UFMG (2009-2010). Atuou como docente na Universidade Federal de Santa Maria (1994-2002) e na Universidade Federal do Espírito Santo (2002-2003). Atuou como professor substituto na UFRGS. Atuou como professor visitante na UFMG, na UNESP, na University of Minnesota e na Universitat Bielefeld. Atuou como Rio Branco Chair in International Relations, no King's College, em Londres, entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2016, desenvolvendo o projeto de pesquisa Culture and violence: Politics and Society in Brazilian and British film. Em 2010, defendeu tese de livre-docência em Literatura Brasileira na FFLCH-USP, abordando relações entre a literatura brasileira e regimes autoritários, examinando o período do Estado Novo e a Ditadura militar. É pesquisador do CNPq desde 2000, tendo desenvolvido projetos sobre "Literatura e Autoritarismo", "Violência e forma" e "O narrador na literatura brasileira contemporânea". Atua nas áreas de Literatura Brasileira de 1930 ao presente, Conto brasileiro, Literatura Comparada, Teoria Literária, Cinema, Filosofia e Educação.Com Márcio Seligmann-Silva e Francisco Foot Hardman, organizou "Escritas da violência" (2012, em dois volumes). Com Sabrina Sedlmayer, organizou "Walter Benjamin: rastro, aura, história" (2012). Com Dioni Maria dos Santos Paz, organizou "Leitura e produção de textos" (1999). Publicou "Crítica em tempos de violência" (2012), que recebeu o Prêmio Jabuti em Teoria e Crítica Literária, e "Literatura, violência e melancolia" (2013). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/12/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

GIROLDO, Ramiro. Alteridade à margem: estudo de As Noites Marcianas, de Fausto Cunha. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (11/00671-7

MAGRI, Milena Mulatti. Imagens da ditadura militar brasileira em romances de Caio Fernando Abreu, Bernardo Carvalho e Milton Hatoum. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (11/10472-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: