Busca avançada
Ano de início
Entree

Margarida de Mello Aires

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular do Deparamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Aposentada em 2005 pela compulsória, continua com atividades de pesquisa e ensino na Graduação e Pós-Graduação. Atualmente, estuda os mecanismos hormonais envolvidos na regulação do equilíbrio ácido-base e do volume extracelular do organismo. Os experimentos são realizados em cultura de células do epitélio tubular renal (por meio de microscopia fluorescente, usando sondas intracelulares sensíveis aos íons hidrogênio ou cálcio) ou em túbulos renais (por micropunção in vivo e medidas de pH intratubular com utilização de microeletródios sensíveis ao íon hidrogênio). Particularmente, são estudadas as ações dos hormônios Angiotensina II, Angiotensina 1-7, Arginina Vasopressina, Aldosterona, Corticosterona e Pepitídeo Atrial Natriurético no trocador Na+/H+ e na H+-ATPase. São analisados os receptores e as vias intracelulares envolvidas na regulação hormonal genômica e não-genômica, incluindo o papel da calmodulina e do cálcio citosólico como segundo mensageiro. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PERGHER, Patrícia e Silva. Efeitos não-genômicos dos hormônios esteróides - aldosterona e corticosterona - sobre a acidificação do túbulo proximal (S2) de ratos: estudos de microperfusão tubular e capilar, in vivo .. Tese (Doutorado) -  Instituto de Ciências Biomédicas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/51284-5

BRANCO, Regiane Cardoso Castelo. Os efeitos da angiotensina-(1-7) sobre o trocador Na+/H+ (isoforma NHE3) e a [Ca2+]i em túbulos proximais renais de ratos espontaneamente hipertensos.. Tese (Doutorado) -  Instituto de Ciências Biomédicas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/04939-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: