Busca avançada
Ano de início
Entree

Sylvia Caiuby Novaes

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular na área de Antropologia da Imagem na Universidade de São Paulo (2010), onde leciona desde 1974. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971), defendeu também na USP seu mestrado em Antropologia Social (1980), doutorado (1990) e livre docência (2006). Fez pós doutorado na University of Manchester (Inglaterra) e na University of Saint Andrews (Escócia). Foi Professora Visitante no Musée du quai Branly (França) e na University of Oxford (Inglaterra). Fundou e coordenou o LISA - Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (1990-2014). Foi a coordenadora principal de três projetos temáticos financiados pela FAPESP. (1997-2002; 2003-2007; 2010-2015). Atua na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Formas Expressivas, Antropologia da Imagem e Etnologia Indígena. É pesquisadora do CEstA - Centro de Estudos Ameríndios, desde sua fundação. Suas publicações tratam de temas como: antropologia visual, fotografia e cinema no mundo contemporâneo, etnografia e imagem, a sociedade Bororo. Foi chefe do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP (1999-2003; 2007-2009). Entre 2014 e 2016 foi Diretora do Centro Universitário Maria Antonia. orcid.org/0000-0002-7415-2010 (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/08/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Alteridade Amazônia Analfabetismo Antropologia Rural Antropologia Urbana Antropologia compartilhada Antropologia da arte Antropologia dos sentidos Antropologia linguística Antropologia urbana Antropologia visual Antropologia Árabes Arte contemporânea Artesanato Autobiografias Autogestão Autoimagem Autonomia Autoria Banco de dados Ciberespaço Cidades Ciências Humanas Cinema brasileiro Cinema Circo-teatro Colonialismo Comunidades locais Consciência corporal Copan Corporeidade Crescimento e desenvolvimento Cultura digital Cultura indígena Documentação audiovisual Documentário Doença de Alzheimer Eficiência Ensino Etnografia Etnologia Indígena Etnomusicologia Filme etnográfico Filmes Fotografia Fotografias Fotolivro História social Iconografia Identidade de gênero Identidade social Imagem (artes) Imagem digital Imaginário Inclusão Índios Interação homem-máquina Interação social (sociologia) Intersubjetividade Islamismo Linguística histórica Linguística, Letras e Artes Linguística Literatura Luto Meios de comunicação Memória coletiva Memória cultural Menor Moçambique Modernização Morte Muçulmanos Música brasileira Música indígena Música Outras Sociologias Específicas Paisagem Pessoas com deficiência visual Pobreza Poéticas visuais Preservação e conservação de acervos Produção de vídeo Projeto gráfico Recursos audiovisuais Recursos florestais Redes sociais Religiões primitivas Representação política Representações Reprodução Rituais religiosos São Paulo Sociabilidade Sociolinguística e Dialetologia Sociologia da arte Sociologia Teoria Antropológica Teoria antropológica Trabalho Tradição oral Vídeo Xamanismo Yanomami
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

ALICE VILLELA. Imagem, imitação, presentificação: ambiguidade e agência das imagens produzidas pelas tecnologias dos brancos. Horiz. antropol., v. 26, n. 56, p. 139-164, . (10/19789-5)

EDGAR TEODORO DA CUNHA; SYLVIA CAIUBY NOVAES. Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil. Vibrant, v. 16, p. -, . (08/56438-6, 09/52880-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CEZAR, Lilian Sagio. O velado e o revelado: imagens da Festa da Congada. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (05/03461-2

CAVALHEIRO, Andrea de Moraes. Com outros olhos: um estudo das representações da \"cegueira\" e/ou \"deficiência visual\". Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (09/04769-1

GRUNVALD, Vitor Pinheiro. Existências, insistências e travessias: sobre algumas políticas e poéticas de travestimento. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/52568-2

RAMOS, Danilo Paiva. Círculos de coca e fumaça. Encontros noturnos e caminhos vividos pelos Hupd\'äh (Maku). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (08/57600-1

HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Imagem-violência: Mímesis e reflexidade em alguns filmes recentes.. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (96/00050-0

NETO, Caio Pompeia Ribeiro. O MST em documentários e no Jornal Nacional. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/58716-8

PINTO, Alice Martins Villela. O negativo e o positivo: a fotografia entre os Asuriní do Xingu. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/19789-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: