Busca avançada
Ano de início
Entree

Leticia Jungmann Cancado

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado) pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular também pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária desde 2003, atuou por dez anos junto à equipe de Melhoramento Genético de Forrageiras Tropicais da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), tendo conduzido projetos envolvendo o desenvolvimento de marcadores moleculares, a caracterização da diversidade genética em bancos de germoplasma, o mapeamento de características de interesse agronômico, o estudo do fluxo gênico e a determinação do perfil de DNA de cultivares apomíticas para aplicação em casos de pirataria. Atualmente integra o quadro da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF) e atua na área de Genética e Biotecnologia de Plantas e de Microalgas. Desenvolve trabalhos de busca e validação de genes e sequências regulatórias em culturas oleaginosas e produtoras de biomassa, com ênfase em gramíneas como o Dendê e a cana-de-açúcar. Há 1,5 ano atua como pesquisador no Grupo de Biotecnologia de Algas da Embrapa Agroenergia, sendo responsável atualmente pela coleta e manutenção de germoplasma de algas da coleção de microalgas desta instituição. Participa de projetos em andamento que visam ao sequenciamento do genoma de uma cepa de microalga salina do gênero Dunaliella, à utilização de microalgas como espécies produtoras de óleos e bioprodutos, ao desenvolvimento de sistemas de cultivo de microalgas em ambientes brasileiros, à determinação de uma formulação de meio de cultivo de baixo custo para microalgas, à expressão heteróloga de beta-glicosidases (enzimas envolvidas no processo de sacarificação da biomassa) em cianobactérias e à engenharia de enzimas aplicada ao aumento da eficiência enzimática de beta-glicosidases. Possui 20 artigos científicos e 6 capítulos de livros publicados. Possui uma patente de invenção depositada junto ao INPI. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CANCADO, Leticia Jungmann. Utilização de sementes de tabaco transgênico como biorreatores para produção de um fragmento scFv de um anticorpo monoclonal. 2002. 72f. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Biologia. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: