Busca avançada
Ano de início
Entree

Francisco Guilhien Gomes Junior

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira em janeiro de 2004 e Mestre em Agronomia (especialidade em Sistemas de Produção) pela mesma Instituição em 2006. Em 2009 obteve o título de Doutor em Ciências (área de concentração em Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), atuando como Pesquisador Visitante da Ohio State University (EUA) em 2008. Atualmente ocupa o cargo de Professor Doutor da USP/Esalq, sendo responsável pelas disciplinas de Produção de Sementes e Produção de Soja do curso de graduação em Engenharia Agronômica. É o coordenador do Laboratório de Análise de Imagens do Departamento de Produção Vegetal da Esalq e sua linha de pesquisa principal é a aplicação de técnicas de Análise de Imagens para avaliação de características físicas, químicas e fisiológicas de sementes e plântulas. É credenciado no Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da USP/Esalq, sendo o docente responsável pelas disciplinas Análise de Imagens de Sementes e Plântulas e Fisiologia de Sementes. Também tem atuado como professor colaborador em outras disciplinas de Graduação e de Pós-Graduação da Esalq. Foi um dos criadores do Sistema Análise Automatizada do Vigor de Sementes (Vigor-S), utilizado atualmente por várias empresas produtoras de sementes de soja no Brasil (financiado pela Fapesp: processo 2006/57900-0). É autor da patente Dispositivo de Aquisição e Método de Processamento de Imagens de Plântulas, protocolado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial - I.N.P.I./S.P., o qual recebeu o nº. BR 10 2019 010066-4 (patente resultante de projeto financiado pela Fapesp: processo 2015/24008-6). Possui 75 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e 99 comunicações publicadas em anais de eventos científicos (incluindo artigos completos, resumos expandidos e resumos). Atualmente coordena o projeto de pesquisa Desenvolvimento de Procedimentos de Análise de Imagens para Avaliar Características Físicas, Químicas e Fisiológicas de Sementes e Plântulas (financiado pela Fapesp: Auxílio à Pesquisa - eScience Agricultura). Tem atuado como conferencista convidado na ministração de palestras no Brasil e no Exterior em assuntos relacionados com utilização de técnicas não destrutivas para análise de sementes por imagens. Atualmente é editor associado do periódico científico Journal of Seed Science (Qualis B1 na área de Ciências Agrárias pela CAPES), assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), assessor ad hoc de 19 periódicos científicos (nacionais e internacionais), membro eleito da Diretoria da Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (ABRATES) e vice-presidente eleito do Comitê de Tecnologias Avançadas (Advanced Technologies Committee) da International Seed Testing Association (ISTA), sediada na Suíça (Zurique). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 02/07/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: