Busca avançada
Ano de início
Entree

Wanda Maria Risso Günther

CV Lattes ResearcherID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Energia e Ambiente (IEE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá/IMT (1981) e Ciências Sociais pela Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas/USP (1986). Especialista em Engenharia de Saúde Pública pela FSP/USP (1985) e em Tratamento e Gestão de Residuos Solidos pela Universidad Autonoma de Madrid (UAM). Tem Mestrado (1993) e Doutorado em Saúde Pública (1998) pela Universidade de São Paulo, Pós-doutorado pelo Departamento de Geologia e Geoquimica da Universidad Autónoma de Madrid (2010) e Livre Docência em Gestão Ambiental (USP). É professora titular do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública/USP. NA USP atuou como Prefeita da Prefeitura do Campus Quadrilátero Saúde/Direito (PUSP-QSD), de 2012 a 2017 e Coordenadora da Comissão de Sustentabilidade do QSD/USP. É Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional da USP (2013 a 2016 e 2018-2020), Vice-presidente da Comissão de Pós-Graduação e Coordenadora do Programa USP Recicla-FSP/USP. Exerceu função de engenheira de controle ambiental na CETESB (1992). Foi representante USP no CONSEMA, CADES e CONESAN. Atualmente integra o Comitê de Apoio à Gestão Ambiental do Estado de São Paulo. No ensino de graduação, ministra disciplinas para estudantes de Engenharia Ambiental (POLI/USP), Enfermagem (EE/USP) e Saúde Pública (FSP/USP). Na pós-graduação orienta mestrado e doutorado em programas de pós-graduação da FSP/USP (Saúde Global e Sustentabilidade ? Doutorado; e Ambiente, Saúde e Sustentabilidade ? Mestrado Profissional) e no Programa de Ciências Ambientais ? PROCAM/USP. É líder do Grupo de Pesquisa CNPq ?Controle da poluição do solo e por resíduos sólidos? e participa de outros 3 como pesquisadora. Está vinculada ao INCLINE/USP- INter-disciplinary CLimate INvEstigation da USP e ao CEPED/USP- Centro de Pesquisas sobre Desastres Naturais da USP. Desenvolve pesquisas e orientações com ênfase em questões de saúde ambiental, saneamento ambiental, resíduos sólidos, resíduos perigosos e áreas contaminadas, qualidade e gestão ambiental, desastres e resiliência urbana, políticas públicas e educação ambiental, na interface Ambiente-Saúde-Sustentabilidade. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/02/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

RAZZOLINI, Maria Tereza Pepe. Avaliação sanitária de águas residuárias provenientes de lagoas de estabilização para irrigação de culturas agrícolas no estado de São Paulo. 2003. Tese (Doutorado) – Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: