Busca avançada
Ano de início
Entree

Edson Roberto da Silva

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (USP-1996), doutorado direto em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro - ICB/USP-2001) e pós-doutorado pelo Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP - 2002). Coordenou 3 projetos de desenvolvimento e pesquisa na região Norte: 1) PPSUS-Saúde da Amazônia (MS-SCTIE-DECIT/CNPq - 2005-2007), 2) projeto FINEP pelo Programa de Apoio à Pesquisa em Pequenas Empresas (PAPPE-2006) em convênio com empresa de base tecnológica e 3) Projeto estruturante aprovado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins em convênio com a FINEP (2008). Atualmente é professor associado da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (FZEA/USP). Desenvolve pesquisa na área de Farmacologia e Bioquímica de doenças relacionadas com a atividade da enzima arginase. Trabalha com inibidores das arginases de leishmania e mamíferos para desenvolvimento de novos fármacos em parceria com o laboratório Farmanguinhos (FIOCRUZ-RJ) e UFRJ. Possui colaborações internacionais com 8 Instituições de Pesquisa de 5 países: 1) European Research Centre for Drug Discovery and Development, Università degli Studi di Siena (Itália), 2) Tianjin Institute of Industrial Biotechnology (China), 3) University Bourgogne Franche-Comté (França) e 4) Centre Interfacultaire de Recherche sur le Médicament (Université de Liège - Bélgica), 5) University of Belgrado - Institute of Nuclear Sciences VINCA (Sérvia), 6) University of Tartu Institute of Chemistry Estonia, 7) Université Paris-Saclay Faculté de Pharmacie, França, e 8) Department of Pharmacy, University of Pisa (Itália). O trabalho em colaboração internacional tem possibilitado o teste de centenas de novos compostos no Brasil (LFBq-FZEA/USP) com o objetivo de desenvolvimento de um novo tratamento para a Leishmaniose. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: