Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Del Pilar Taboada Sotomayor

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Peru

Possui graduação em Quimica (1992) e Doutorado "Honoris Causa" (2018) pela Universidad Nacional de Ingenieria (Lima- Peru), mestrado em Química (1996) e Doutorado em Ciências (2000) pela Universidade Estadual de Campinas. Realizou o primeiro Pós-doutorado no Instituto de Química da UNICAMP (2000-2003) e o segundo Pós-doutorado na Universidade São Francisco, Campus Bragança Paulista (fevereiro 2006 julho 2007), também participou no Programa de Desenvolvimento Científico Regional na Universidade Federal do Maranhão no CCET (2003). No âmbito da gestão foi Coordenadora do Curso de Graduação em Química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? - UNESP, Campus Araraquara entre Maio de 2016 e Agosto de 2018, Presidente da Comissão Permanente de Ensino (2016-2018), Chefe do Departamento de Química Analítica do IQ/CAr (01 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2020) e desde Janeiro de 2021 participa como Assessora do Pró-reitor de Pesquisa da UNESP. Atualmente é Professora Associada-Livre Docente (MS5.1) desenvolvendo atividades de Graduação, Pós-graduação, Gestão e Pesquisa. Dentre as linhas de pesquisa na área de Química Analítica se incluem: Métodos Ópticos de Análise; Eletroanalítica; Materiais Biomiméticos de enzimas REDOX e Polímeros Molecularmente impressos (MIP). Atuando principalmente nos seguintes temas: Optodos, biossensores, sensores biomiméticos e desenvolvimento de metodologias para analitos de interesse biológico, farmacêutico, alimentício e ambiental, coordenando o Grupo de Pesquisa (credenciado pela UNESP e o CNPq) Nano(biomimetic)sensors no GEAr (Grupo de Eletroanalítica de Araraquara). Realizou visitas científicas à Universidade de Barcelona (2009 , 2016 e 2017), à Universidade do Porto (2017), à University of Central Florida - USA (2015) e University of Queensland-Australia (2019). Colabora estreitamente com pesquisadores da Universidade Autônoma de Barcelona Espanha, a Universidade Técnica de Munich-Alemanha, Universidade de Queensland - Australia e a Universidade Nacional de Engenharia-Peru. Também colabora com grupos de Pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco e da USP (Capital). Recebeu em seu grupo de pesquisa vários alunos de intercambio, bolsista sanduíches e docentes da Espanha, Portugal, Mexico, Peru, Paquistão, assim como de diversos grupos de pesquisa do Brasil, UFMT, UFAL, UFMG, entre outros. Participa atualmente em 03 projetos PRINT como pesquisadora-colaboradora nas áreas de nanomateriais, meio ambiente e bioeconomia, em 01 projeto Temático FAPESP na área de Bioenergia e é Pesquisadora Principal do Instituto Nacional de Tecnologias Alternativas para Detecção, Avaliação Toxicológica e Remoção de Micropuluentes e Radioativos (INCT -DATREM). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

PROCESSO PARA A PREPARAÇÃO DE POLÍMEROS MAGNÉTICOS COM IMPRESSÃO MOLECULAR (MIP) BR1020160165539 - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rafael Rovatti Pupin; Marcos Vinicius Foguel; Maria Del Pilar Taboada Sotomayor - 18 de julho de 2016

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: