Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Silvia Cintra Martins

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Maria Sílvia Cintra Martins é graduada em Letras - Português, Alemão e Sânscrito - pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Letras pela UNESP de Araraquara, estágio de pós-doutoramento no IEL/UNICAMP e na FFLCH/USP, e Estágio de Pesquisa no Exterior no King's College (UK). Atualmente é professora Sênior do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Carlos, e atua nos Programas de Pós-Graduação PPGL/UFSCar e Programa de Letras Estrangeiras e Tradução (LETRA/USP). É líder do Grupo de Pesquisa LEETRA, editora das revistas LEETRA Indígena e LEETRA Anos Iniciais, e da série Linguagens em Diálogo . Desenvolveu ações colaborativas com professores da UFOPA, da UFES, da University of Manitoba (CA) e da University of Maryland (EUA). Possuiu vínculo como Fellow Researcher no King's College (UK). Participa como pesquisadora do Projeto Internacional Rhythmuskonzept in der Translation und Translationswissenschaft , sediado na Universidade de Hildesheim, na Alemanha, voltado ao aprofundamento e detalhamento na pesquisa em torno da obra do linguista, poeta e tradutor francês Henri Meschonnic. Participa das atividades da BAAL - British Association for Applied Linguistics (UK) e é membro do Professional, Academic, and Work-Based Literacies - PAWBL (UK). Coordenou expedição científica ao Alto Rio Negro no ano de 2010 (FAPESP 2009/13871-4), quando ofereceu aos professores indígenas de São Gabriel da Cachoeira (AM) o Curso de Extensão (PROEX/UFSCar) Formação em Educação Escolar Diferenciada e Inclusiva . Foi Coordenadora Geral do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC/UFSCar no triênio 2013-2015. Desenvolve ações colaborativas junto à Secretaria de Educação de São Carlos (formação de professores de Educação Infantil). Foi uma das propositoras para a implementação do sistema de Ações Afirmativas no Programa de Pós Graduação em Linguística - PPGL/UFSCar, particularmente no que se refere ao ingresso de estudantes indígenas. É parecerista FAPESP, CAPES e CNPq, também das revistas Linguasagem, REVEDUC, Scripta, Pró-Posições, Bakhtiniana, Revista Heterotópica, PERcursos Linguísticos e (Con)textos Linguísticos. É a idealizadora, roteirista e coodenadora de produção do game/app A caça ao tigre-de-Bengala e outros animais em extinção apropriado para crianças de Educação Infantil e do primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Possui em andamento a produção do app Jeriguigui e o jaguar (FAPESP 2019/07879-4). É pesquisadora PQ-2. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/05/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

MARIA SÍLVIA CINTRA MARTINS. Aspectos tradutórios do letramento: ressonâncias rítmicas. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 34, n. 4, p. -, . (15/24353-5)

MARIA SÍLVIA CINTRA MARTINS. Ethos, gêneros e questões identitárias. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 23, n. 1, p. 27-43, . (02/09775-0)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: