Busca avançada
Ano de início
Entree

Marilisa Berti de Azevedo Barros

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas (FCM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Medicina (FMRP-USP), Mestre e Doutora em Medicina Preventiva (FMRP-USP), com especialização em Saúde Pública (FSP-USP) e pós-doc na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Professora titular da área de Epidemiologia do Departamento de Saúde Coletiva da FCM da UNICAMP. Nesta instituição foi coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública, do Curso de Pós-graduação em Saúde Coletiva (1989-90; 1996-98; 2002-04), Coordenadora dos Cursos de pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (1990-92), Chefe do Departamento de Saúde Coletiva (2010-2012), Membro da Comissão de Pesquisa e da Comissão de Contrato Docente da FCM. É membro da Comissão de pesquisa da FCM e do CONSU da Unicamp. Implantou e coordena o Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde (CCAS: www.fcm.unicamp.br/centros/ccas) da FCM. Lidera, nesta instituição, grupo de pesquisa voltado ao desenvolvimento de Inquéritos de Saúde de Base Populacional (ISACamp), desigualdades sociais em saúde, e grupo de pesquisa em análise e monitoramento dos perfis epidemiológicos da mortalidade do município. Publicou, desde 2001, 50 boletins de monitoramento da mortalidade de Campinas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Desenvolve atividades docentes nos cursos de graduação, residência e pós-graduação. Orientou 19 dissertações de mestrado, 24 doutorados e 27 alunos em iniciação científica. Foi vice presidente da Abrasco (1994-96), Coordenadora da Comissão de epidemiologia dessa associação (1990-92,1996-97) e membro da comissão de epidemiologia em outras gestões. Foi membro do Comitê científico do Observatório dos Determinantes Sociais da FIOCRUZ. No Ministério da Saúde foi membro da comissão de Monitoramento e Avaliação do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, do Grupo de trabalho instituído para acompanhamento da Vigilância de Fatores de risco e Proteção para DC por inquérito telefônico (GT- VIGITEL) . Foi membro do Comitê temático interdisciplinar sobre informação de base populacional (CTI-IBP) da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (Ripsa) e do comitê de DCNT da Ripsa. Foi editora associada da Revista de Saúde Pública (1995-2000) e editora adjunta da Revista Brasileira de Epidemiologia. Coordenou a Comissão organizadora do 1º. Congresso Brasileiro de epidemiologia realizado na UNICAMP, em Campinas, em setembro de 1990. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: