Busca avançada
Ano de início
Entree

Márcia Dias Teixeira Carvalho

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Mackenzie (concluído em 1986). Bolsista no Curso de Aprimoramento da FUNDAP - em Imunopatologia das Parasitoses na FM-USP (1987 à 1989). Biologista no Lab. de Lípides da FM-USP (1989 à 2001). Mestrado em Ciências dos Alimentos na FCF-USP (concluído em 1995) e doutorado em Ciências na área de Fisiopatologia Experimental na FM-USP (concluído em 2000) desenvolvendo pesquisas clínicas e básicas em alterações no metabolismo lipídico e mecanismos relacionados a aterosclerose. Bolsista de pós-doutorado pela FAPESP na área de Imunologia Celular no ICB-USP no Lab. de Imunofisiopatologia (2001 à 2005), estudando as propriedades imunoestimulatórias da LDL modificada importantes no desenvolvimento da aterosclerose. Bolsista de pós-doutorado na área de Imunologia, Microbiologia, Morfologia e Parasitologia no Lab. de Soroepidemiologia do IMT-USP (2007), avaliando alterações no metabolismo lipídico no desenvolvimento da leishmaniose visceral humana. Pesquisadora Colaboradora no IMT-USP (desde 2008). Experiência na área de Fisiologia com ênfase no Metabolismo Lipídico, além de conhecimentos na área Imunologia e Parasitologia. Atuo nos seguintes temas: macrófagos, aterosclerose, LDL modificada, alterações do metabolismo lipídico, imunofisiologia da aterosclerose e fator de crescimento insulina símile (Insulin like growth factor = IGF). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: