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Farney Coutinho Moreira

CV Lattes ResearcherID ORCID


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Farney Coutinho Moreira é doutor em Engenharia Mecânica na área de Térmica e de Fluidos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e graduado Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Universidade Braz Cubas. O tema da tese de Doutorado foi ?Análise de Escoamentos Hipersônicos em Condições de Não-Equilíbrio Termodinâmico com Aplicações em Reentrada Atmosférica?. Nos últimos 17 anos vem realizando pesquisa e trabalhando em simulações numéricas de escoamentos hipersônicos sobre configurações aeroespaciais de interesse prático do programa Aeroespacial Brasileiro. Atuou como pesquisador no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) em projetos de simulação de escoamentos de alta velocidade em centrífugas. Iniciou a carreira como docente em 2008, logo após a conclusão do mestrado. Atuando no campo acadêmico, sou Coordenador Adjunto, faço parte do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e leciono disciplinas para os cursos de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário ETEP. Pode-se destacar que já lecionou 20 disciplinas para 7 cursos de graduação, ministrando 5.520 horas/aula para 48 turmas, totalizando 2.286 alunos de graduação em 2 Instituições de Ensino Superior (IES) distintas. Até o presente momento são 35 orientações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Realiza pesquisa em conjunto com o Air Force Office of Scientific Research (AFOSR) em projetos de análise de estabilidade em escoamentos hipersônicos em aplicações práticas de interesse da Força Aérea Americana. Membro atuante como avaliador de periódicos internacionais e mediador de sessão em eventos científicos. Os resultados provenientes da pesquisa de doutorado foram documentados em publicações científicas em periódicos internacionais, e congressos nacionais e internacionais, dentre os quais cabe destaque a publicação do trabalho "Thermal analysis of hypersonic flows of carbon dioxide and air in thermodynamic non-equilibrium", publicado no periódico International Journal of Heat and Mass Transfer em 2021 com classificação Qualis CAPES A1 em Engenharias III, considerado como um dos periódicos mais relevantes da área de transferência de calor e massa. Atualmente é Pesquisador no programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais (PG/CTE) do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desenvolvendo pesquisa na área de radiação térmica em escoamentos hipersônicos de plasma em estado de não-equilíbrio termodinâmico com reações químicas de dissociação e ionização tipicamente observados em condições de reentrada atmosférica de veículos espaciais na atmosfera terrestre e do planeta Marte. As cápsulas de reentrada são os veículos que permitem o retorno seguro de uma tripulação após uma missão espacial e a entrada na atmosfera é uma fase crítica da operação para a missão. A acurácia na previsão dos efeitos de dissociação e ionização em simulações numéricas de escoamentos hipersônicos é de extrema importância para o cálculo do fluxo de calor ao longo da superfície de espaçonaves e satélites. Esses cálculos permitem o projeto de proteções térmicas adequadas que mantêm a integridade da estrutura da espaçonave e, em missões tripuladas, a vida dos astronautas. (Fonte: Currículo Lattes)

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