Busca avançada
Ano de início
Entree

Mariângela Cristofani-Yaly

CV Lattes ORCID


Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto Agronômico (IAC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

A pesquisadora é formada em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1986). Concluiu o mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento Vegetal) na Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Agronomia (Genética e Melhoramento Vegetal) na Universidade de São Paulo (1997). Foi pesquisadora da Embrapa e atualmente, é pesquisadora científica VI do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Tem experiência em Agronomia, com ênfase em melhoramento de plantas, trabalhando principalmente nos seguintes tópicos: melhoramento de citros e mapeamento genético para resistência a doenças. A pesquisadora é a coordenadora dos grupos de pesquisa em Melhoramento e em Mapeamento Genético de citros do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). É professora e orienta pelo programa de pós-graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Proferiu palestras em 08 eventos internacionais e organizou o Workshop sobre Genoma de Citros no Plant and Animal Genome XXII Conference, January 11-15, 2014 - San Diego, CA, EUA. A pesquisadora coordenou quatro projetos de auxílio à pesquisa regulares e um projeto temático (Proc.: 2011 / 18605-0), financiados pela Fapesp e quatro projetos de pesquisa financiados pelo MCTI / CNPq. É membro do Comitê de Proteção e Registro de Cultivares do Instituto Agronômico (IAC) e Responsável Técnico (RT) do Centro de Citricultura junto ao Renasem/ Ministério da Agricultura, Pecuária (MAPA). Participa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Genômica para o Melhoramento de Citros. Coordenação: Marcos Antonio Machado. Vigência: 2017 - 2024. FAPESP e CNPq. E é coordenadora do Projeto: Estratégias biotecnológicas e genômicas para qualidade, produtividade e manejo sustentável de citros, café e cana-de-açúcar no Estado de São Paulo, CCD-CROP-IAC, FAPESP 2020/07045-3. Vigência: 01/10/2021 a 30/09/2026. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Para todos os gostos 
Para todos los gustos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/05/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Agricultura sustentável Agricultura Agronegócio Agronomia Análise de sequência com séries de oligonucleotídeos Análise de sequência de RNA Análise físico-química Banco de sementes Biologia Molecular Bioquímica Biotecnologia Café Cana-de-açúcar Candidatus liberibacter Ciências Agrárias Ciências Biológicas Citricultura Citrus sinensis Citrus Clonagem Clorose variegada dos citros Controle alternativo de doenças de plantas Cultivo de plantas Doenças de plantas Enxertia (fitotecnia) Espaçamento Esterilidade Eventos científicos e de divulgação Expressão gênica Expressão Fitossanidade Fitotecnia Frutas Fruticultura Genética Vegetal Genética Genômica comparativa Genômica funcional Gomose Greening (doença de planta) Hibridação vegetal Híbridos Laranja Leprose Lima Limão-cravo Locos de características quantitativas Manejo sustentável Manejo Mapeamento genético Marcador molecular Melhoramento genético vegetal Melhoramento genético Morte súbita dos citros Plantio Pólen Polinização Poncirus trifoliata Porta-enxertos Pós-colheita Propriedades físico-químicas Qualidade dos alimentos Reação em cadeia da polimerase em tempo real Reação em cadeia da polimerase via transcriptase reversa quantitativa (qRT-PCR) Região Noroeste Repetições de microssatélites Repetições palindrômicas curtas agrupadas e regularmente espaçadas Resistência à doença Resistência genética vegetal Reuniões científicas Seleção genômica Sementes Tangerina Tolerância a seca Transgenia Tristeza cítrica Xylella fastidiosa
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: