Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Mendes Brandao

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Pós doutorado em Biologia Molecular (2005) no Laboratório de Biologia Molecular do Hemocentro da UNICAMP, Pós doutorado em Bioinformática, Biologia Computacional e evolução (2007- 2011) no Laboratório de Biologia Molecular de plantas no Departamento de Genética da ESALQ. Foi pesquisador convidado no Departamento de Ciências da Vida na Universidade de Alberta em Edmonton, AB, Canadá (2012-2013), responsável pelas análises de Biologia Computacional e estatísticas dos transcriptomas de pragas de floresta de interesse econômico estudados pelo projeto BEGAB, ?Budworm Eco-Genomics: Applications & Biotechnology" (http://rclevesque.ibis.ulaval.ca/en/home/research-area/begab-budworm-ecogenomics-applications-and-biotechnology/). Atualmente, é pesquisador do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) da UNICAMP sendo responsável pelo Laboratório de Biologia Integrativa e Sistêmica - LaBIS (https://labis.cbmeg.unicamp.br), tendo como principais linhas de pesquisa basedas na Análise, identificação e anotação de genes diferencialmente expressos identificados por técnicas de sequenciamento de nova geração, anotação de transcriptomas de sistemas não modelo, relações evolutivas entre famílias protéicas. As áreas de pesquisa citadas acima tem como organismos de estudo Lepdópteras consideradas praga para a agricultura brasiliera, leveduras e bactérias fermentadoras com interesse na produção de bioprodutos de primeira ou segunda geração. Outra linha de atuação envolve o desenvolvimento de sistemas de inteligência assistida in silico para suporte ao diagnóstico e acompanhamento de doentes acometidos por Leucemina Mielóides e Mal de Alzheimer. Atua também na área de BioTI sendo responsável pela administração dos sistemas de computação de alto desempenho Thunder e Bioinfo, para uso em análise de Bioinformática aplicada à Agricultura e Bioenergia. Tem auxiliado outros grupos de pesquisa na montagem de sistemas de computação para análise de dados biológicos e gerenciamento de grande volume de dados. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
La estructura matemática del ADN 
A estrutura matemática do DNA 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: