Busca avançada
Ano de início
Entree

Cláudia Regina Plens

CV Lattes GoogleMyCitations ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora (Associada 2) de Arqueologia Histórica do Departmento de História, da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP e Criadora e Coordenadora do Curso de Especialização em Antropologia Forense e Direitos Humanos UNIFESP (responsável pela disciplina de Arqueologia Forense do curso de especialização). Bacharel (UNESA), mestre (USP) e doutora em Arqueologia (USP) (doutorado sanduíche na Universidade de York - bolsa ALBAN). Atua em pesquisas sobre o período pré-colonial e histórico. Na Arqueologia pré-colonial atua sobretudo em pesquisas ligadas aos temas de Processo de Formação de sítios arqueológicos, Arqueologia da Alimentação (zooarqueologia e isótopos estáveis) e Bioarqueologia. No período histórico suas pesquisas estão relacionadas à Arqueologia do Colonialismo, pós-colonialismo, territorialidade, questões indígenas, Ditadura Militar e Ciências Forenses. Atualmente é responsável por dois projetos financiados pelo Centro de Recursos Humanitários e Direitos Humanos da Academia Americana de Ciências Forenses e do Centro de Excelência em Tecnologia Forense do Instituto Nacional de Justiça e da RTI Internacional (EUA), pesquisadora líder de projeto financiado pelo edital internacional Trans-Atlantic Social Innovation Platform International Research Collaboration (FAPESP) - com parceria com a Universidade de Winnipeg, Canadá, e o Polish Institute of Sciences, Polônia. Responsável pelo Laboratório de Estudos Arqueológicos (LEA/UNIFESP), membro fundadora do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF/UNIFESP). Primeira conselheira titular (UNIFESP) no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT 2019-2021), GT Interinstitucional DOI-CODI e Integrante do Grupo Isótopos Forenses: GT Tecidos Humanos (Instituto Nacional de Criminalísitica/Polícia Federal). Coordenação da Comissão Científica do Grupo de Antropologia Forense do InterForensics (2020-2021). Publicou os livros "A Arqueologia da São Paulo oitocentista: Paranapiacaba?, (Annablume/FAPESP, 2016) [Capes Livro L4+] e ?Objetos, Paisagens e patrimônio: Arqueologia do colonialismo e as pessoas de Guarulhos? (Annablume/FAPESP, 2017). É assessora ad-hoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e do CNPq. Responsável pelos Grupos de Pesquisa CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia Forense (NEPAAF- desde 2019) e Terrtitórios e Direitos Humanos (TDH - desde 2020). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 11/09/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: