Resumo
Esta proposta tem por objetivo a consolidação da infraestrutura de pesquisa do IFSC/USP com recursos da Reserva Técnica Institucional da FAPESP, em complemento aos recursos disponibilizados pela Universidade de São Paulo. (AU)
Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP). Obteve seus títulos de bacharel, mestre e doutor em Física pelo Instituto de Física de São Carlos - USP. Realizou pós-doutorado no National Center for Polymer Research - Polymer Science Engineering Department - University of Massachusetts, em Amherst, Estados Unidos. Foi pesquisador contratado no Ames National Laboratory (U.S. Department of Energy) e professor visitante na Université Paris Sud (Institut de Chimie Moléculaire et des Matériaux d'Orsay), França, Martin-Luther University Halle-Wittenberg (Physics Department) em Halle, Alemanha, Università degli Studi di Sassari, Itália, e KU Leuven (Department of Microbial and Molecular Systems - MS), Bélgica. Tem experiência em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente na área de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e suas aplicações, com destaque para meios porosos, materiais magnéticos, polímeros e informação quântica. Atua também na área de instrumentação para RMN, exercendo atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação em colaboração com empresas. É Membro Titular das Academias de Ciências da América Latina (2018) e do Estado de São Paulo - ACIESP (2015). Foi Diretor do Instituto de Física de São Carlos - USP, de 02/2014 a 02/2018. Atualmente, coordena o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo - InovaUSP, complexo de São Carlos. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Esta proposta tem por objetivo a consolidação da infraestrutura de pesquisa do IFSC/USP com recursos da Reserva Técnica Institucional da FAPESP, em complemento aos recursos disponibilizados pela Universidade de São Paulo. (AU)
O Objetivo do Projeto é de realizar adequações em Laboratórios de Pesquisas do Instituto de Física de São Carlos, em especial as relacionadas a espaço-físico e infraestrutura, de modo a garantir o desenvolvimento dos projetos de pesquisas e a formação de alunos de pós-graduação. (AU)
Nosso grupo tem dedicado esforços para o desenvolvimento da Computação Quântica e Informação Quântica (CQIQ) via RMN, tendo publicado artigos e um livro sobre o tema. No momento, estamos estabelecendo colaborações no sentido de aplicar as metodologias de RMN desenvolvidas para a realização de experimentos associados com temas mais fundamentais da CQIQ. Para o desenvolvimento das propostas…
O projeto contará com a análise experimental e teórico numérico-computacional das técnicas de Relaxation Exchange NMR, com destaque para a técnica de T2-Filtered T2-T2 Exchange, aplicado no estudo da migração de moléculas de fluidos e íons em sistema multi-compartimentados. Estes meios costumam apresentar regiões conectadas de características variadas, de modo que as moléculas e íons expe…
No presente projeto propomos estudar o emaranhamento quântico em sistemas magnéticos e sua aplicabilidade em informação quântica e computação quântica. Através de técnicas de simulação quântica da Ressonância Magnética Nuclear (RMN), nós propomos estudar o aparecimento de tal fenômeno e formas de manipulá-lo. O entendimento desse fenômeno nos permitirá propor novos materiais, onde o grau …
O objetivo deste projeto será analisar a dinâmica do polímero Poli(etileno glicol) (PEG) quando intercalado em hectorita através de técnicas avançadas de Ressonância Magnética Nuclear. Além de se encontrar em um ambiente restrito o polímero, no interior do material, se encontra com estrutura local e morfologia diferentes em relação às mesmas quando não intercalado. Para analisar tal siste…
O objetivo principal desse projeto é a preparação e o estudo de blendas poliméricas. Para o estudo das blendas poliméricas serão empregadas técnicas avançadas de RMN no estado sólido e outras metodologias experimentais complementares, tais como: espalhamento de raios-X a baixos e altos ângulos (SAXS e WAXS) com luz síncrotron, calorimetria de varredura diferencial (DSC), análise termo-din…
O plano de trabalho proposto será o estudo da dinâmica e estrutura de polímeros amorfos e semicristalinos através de Espectroscopia por Ressonância Magnética Nuclear Bidimensional. O polímero a ser inicialmente preparado e estudado será o Poli-óxido-etileno, com enriquecimento isotópico de 13C ou 17O, complexado com diferentes sais de metais alcalinos, por exemplo, LiCIO4. (AU)