Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcos Aurelio Gonzalez Alvarez

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

O Dr. Marcos Aurelio Gonzalez Alvarez realizou a graduação em Física no período 1992-1996, seguido pela pós-graduação com uma dissertação de mestrado em Ciências (1996-1998), desenvolvida com uma bolsa do CNPq e doutorado em Física Nuclear (1999-2002) desenvolvido com uma bolsa da agência FAPESP. Todas essas etapas foram realizadas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). O seu primeiro pós-doutoramento foi realizado no Commissariat à l' Energie Atomique (CEA), em Saclay, na França, entre 2003 e 2004. Em 2004, foi contratado pela Universidade de Sevilha (US), Espanha, como Pesquisador Doutor, atividade desenvolvida até 2014. Em 2013, trabalhou como Professor Visitante na Universidade de São Paulo, processo FAPESP 2012/20158-5. Também em 2013, foi aprovado no processo público IF-90/2012, para ser Professor Contrato Doutor do IFUSP, atividade desenvolvida de 2014 a 2016. Em 2016, tornou-se Professor Associado do IFUSP. Desde fevereiro de 2017, é Doutor Contratado da Universidade de Sevilha (Espanha). Seus mais de 20 anos de experiência em Física foram dedicados à Física Nuclear, principalmente em reações e instrumentação, atuando no desenvolvimento de instrumentação e medidas de reações nucleares, envolvendo núcleos estáveis ​​e exóticos. Essa experiência foi alcançada com várias campanhas experimentais realizadas em laboratórios internacionais e participando de vários projetos de pesquisa e acadêmicos. Supervisionou 4 teses de doutoramento e 5 trabalhos de mestrado em Física Nuclear, além de um trabalho final de Graduação e um de Mestrado em Engenharia Eletrônica. Como resultado dessa trajetória tem aproximadamente 90 publicações indexadas com mais de 1300 citações e um fator h de 22. Com a sua trajetória científica e docente, recebeu as distinções apropriadas da Agência Nacional de Avaliação da Qualidade e Acreditação (ANECA) da Espanha, com as avaliações positivas da atividade de ensino e pesquisa. Estas avaliações permitem seu emprego nas diferentes categorias de Professor da Espanha: Professor Doutor Contratado, Professor Doutor Adjunto, Professor Colaborador, Professor de Universidades Privadas e Professor Associado de Universidades. Sua produtividade em pesquisa também foi positivamente avaliada pela agência CNPq através do processo 302929 / 2014-2, com uma bolsa de produtividade em pesquisa para o período 01/03/2015 a 28/02/2018. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/01/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ALVAREZ‚ MAG; CHAMON‚ LC; HUSSEIN‚ MS; PEREIRA‚ D.; GASQUES‚ LR; ROSSI‚ ES; SILVA‚ CP. A parameter-free optical potential for the heavy-ion elastic scattering process. Nuclear Physics A, v. 723, n. 1, p. 93-103, .

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ALVAREZ, Marcos Aurelio Gonzalez. Um método para determinação experimental da densidade da matéria nuclear. 2002. Tese (Doutorado) – Instituto de Física. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: