Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitor Fernandes Oliveira de Miranda

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Vitor F. O. de Miranda possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (1999), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Rio Claro (2006) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal (2018). Atualmente é professor associado do Departamento de Biologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal, professor visitante da Jagiellonian University (Kraków, Polônia), professor colaborador da Florida International University (COIL Program - EUA) e curador do Herbário Jaboti (JABU). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ministra disciplinas para a graduação (Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica) relacionadas à sistemática de plantas e para a pós-graduação relacionadas à sistemática filogenética e evolução molecular. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Sistemática, genômica e evolução de plantas carnívoras, membro do corpo editorial dos periódicos Frontiers in Plant Science (Suíça), Frontiers in Ecology and Evolution (Suíça), Italian Botanist (Itália) e PLANTS (Suíça) e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Assessor de agências de fomento nacionais (Fapesp, Capes, CNPq) e internacionais (Human Frontier Science Program - França, Ministero dell'Università e della Ricerca, Itália). Publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 11 capítulos de livros e organizou um livro. Orientou e orienta alunos e pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em sistemática de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e taxonomia, sistemática filogenética, filogeografia, genética e evolução molecular. Email: vitor.miranda@unesp.br (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Colonización en el agua 
Colonización en el agua 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Carnivoria em miniatura


Publicado em 29 de janeiro de 2018 - Pesquisa FAPESP. O biólogo Vitor Fernandes Oliveira de Miranda, da Unesp de Jaboticabal, fala sobre um estudo com plantas carnívoras aquáticas que indica que o gênero Utricularia teve origem no Brasil, há 39 milhões de anos.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: