Busca avançada
Ano de início
Entree

Ricardo César Aoki Hirata

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IGC)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Ricardo Hirata é Professor Titular do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP), Diretor do CEPAS|USP (Centro de Pesquisas de Água Subterrânea) e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS). É membro da Coordenação de Área em Geociências da FAPESP e do IWA-Groundwater Management SG Steering Committee. É Professor Visitante da Chang'an University (China). É geólogo pela UNESP e desenvolveu o seu doutorado e mestrado na USP e Pós-doutorado na Universidade de Waterloo (Canadá). Foi consultor da UNESCO, da International Atomic Energy Agency (IAEA) e da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS/OMS), Membro Assessor em Águas Subterrâneas do Banco Mundial (GW-Mate) e Professor Visitante na University of Calgary (Canadá) e na Universidad de Costa Rica (Programa CARA Canadá-Costa Rica). Foi Hidrogeólogo Sênior do Instituto Geológico (São Paulo), Hidrogeólogo Residente do CEPIS-Organização Mundial da Saúde (Peru) e Hidrogeoquímico Chefe do Departamento de Águas e Energia Elétrica (São Paulo). Com 40 anos de experiência tem trabalhado intensivamente com recursos hídricos e águas subterrâneas no Brasil e em mais de 30 países, auxiliando empresas, universidades, e governos no trato dos recursos hídricos, inclusive ministrando cursos profissionais. Foi nominado Cidadão Honorário de Sucre (Bolívia) e de Santo Domingo (República Dominicana) e Hidrogeólogo Distinguido da América Latina (ALSHUD). Tem registrado uma patente no Brasil (Eucalyremediation). Teve sob sua orientação mais de 110 estudantes, incluindo 23 mestrados, 16 doutorados, 5 Pós Doutorados. Desde 1984, tem vários trabalhos publicados em hidrogeologia, incluindo manuais de referências e livros para a OPAS/OMS, Banco Mundial e UNESCO, traduzidos em inglês, espanhol e português. Desde 2011, é Editor Associado da Revista Brasileira de Geociências, Bulletin of Water Resources and Development e Groundwater Resources and Management. É pesquisador 1B do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Ciclo de Palestras ILP-FAPESP: O Futuro da Água 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

PROCESSO DE REMEDIAÇÃO DE AQUÍFEROS CONTAMINADOS BR1020170200701 - Universidade de São Paulo (USP). R,ricardo Cesar Aoki Hirata; Mariana Bernardino Luiz; Norio Tase - 19 de setembro de 2017

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: