Busca avançada
Ano de início
Entree

Conrado Ramos Moreira Afonso

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Nascido em Boa Esperança do Sul - SP. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Realizou o Doutorado Sanduiche por 6 meses na University of Florida (UF), FL - USA (2003), 1 ano de Pós-Doutorado FAPESP (2005) em Ligas Betas de Titânio na Universidade Estadual de Campinas (Dema/FEM/UNICAMP) e um pós-doutorado em 2016 na Universitat Politénica de Valencia (UPV) - Espanha (BPE-FAPESP) e atuante como professor visitante na UPV desde 2011. Atualmente está vinculado como Professor Adjunto (DE) desde 2010 e Prof. Associado II (desde 2019) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde Julho de 2018. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2011, orientador de alunos de Mestrado e de Doutorado como Professor Permanente cadastrado no PPG-CEM da UFSCar, nota 7 da CAPES em cinco avaliações consecutivas. Atuou, de 2006 a 2010 como Engenheiro de Materiais no Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) do antigo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), atual Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM). Participante em projetos de pesquisa da rede TMEC/Petrobrás de implantação de simulação física (máquina Gleeble) e FSW no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atuou também desde fevereiro de 2010 como Professor em Curso de Especialização em Processos Metalúrgicos e como Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Revisor de periódicos internacionais como: Metallurgical and Materias Transactions A, Acta Biomaterialia, Intermetallics (Bristol), Materials Science and Engineering A e Scripta Materialia (Oxford). Tem experiência de 20 anos na área de Microscopia Eletrônica e de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em Solidificação Rápida de Metais e Ligas; Conformação Por Spray, atuando principalmente nos seguintes temas: fase amorfa, ligas metálicas multicomponentes a base de Fe e de Al, pó overspray ; Ligas Betas de Ti para implantes; Aços microligados para aplicações em dutos de petróleo e gás, caracterização microestrutural, consultoria e prestação de serviços para empresas em caracterização de materiais e análise de falhas, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) Convencional e de Alta Resolução (HRTEM) e Microscopia Eletrônica de Transmissão por Varredura (STEM); Microanálise de Raios-X (EDS); Difração de Elétrons Retroespalhados (EBSD); Preparação de Amostras para Metalografia e Microscopia Eletrônica; Análise de Imagens e Difração de Raios-X (DRX). Possui atualmente projetos de pesquisa vigentes das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPESP e Ministerio de Economia y Competitividad de España (MINECO). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/01/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Aço inoxidável Aços microligados Alta temperatura Análise térmica Anodização Biodegradação Biologia Geral Biologia Biomateriais metálicos Biomateriais Biomedicina Brasagem Caracterização estrutural Caracterização microestrutural Ciências Biológicas Conformação por spray Desenvolvimento de novos materiais Difração por raios X Dureza Elasticidade Engenharia Biomédica Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharia de materiais Engenharias Equilíbrio de fases Escala nanométrica Espectroscopia Evaporação Ferro fundido branco Filmes finos Física da matéria condensada Funcionalização de materiais Fusão seletiva a laser Impressão tridimensional Indústria metalúrgica Instalações e Equipamentos Metalúrgicos Interdisciplinar Laser Ligas de alta entropia Ligas de titânio Ligas ferrosas Ligas metálicas amorfas Ligas metálicas Ligas metalo-cerâmicas Ligas monotéticas Ligas ternárias Ligas Materiais amorfos Materiais metálicos Metalografia Metalurgia Física Metalurgia do pó Microanálise Microdureza Microestruturas Microscopia de contraste de fase Microscopia eletrônica de transmissão Microscopia eletrônica de varredura Microscopia eletrônica Microscopia Moagem criogênica Modificação de superfícies Módulo de elasticidade Molhabilidade Mudança de fase Nanocristais de celulose Propriedades magnéticas Propriedades mecânicas Química Recobrimentos Resistência à corrosão Resistência mecânica Simulação por computador Solidificação rápida Solidificação Sonda Superligas Teste de biocompatibilidade Tratamento de superfícies Tratamento térmico
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: