Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcello Guimarães Simões

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Instituto de Biociências (IBB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marcello G. Simões é Paleontólogo, doutor (Doutorado Direto, 1992) em Geociências, Geologia Sedimentar, pelo IGc/USP. É Professor Titular (MS 6) de Paleontologia, do Instituto de Biociências/UNESP, Campus de Botucatu, onde atua desde março de 1990. Tem interesse no uso de invertebrados fósseis, sedimentologia e estratigrafia na resolução de problemas de Geologia Regional, em especial para sucessões de rochas do Ediacarano, Devoniano, Permiano e Cretáceo, no Brasil e no exterior. Tem interesse também em Actuopaleontologia, especialmente na plataforma continental do Estado de São Paulo. Docente/orientador (Mestrado/Doutorado) do Programa da Pós-graduação em Geociências e Meio Ambiente, IGCE-UNESP, Rio Claro (Capes 5). Foi orientador (Mestrado/Doutorado) por mais de duas décadas do programa de pós-graduação em Geoquímica e Geotectônica do IGc/USP (Capes 7), bem como ministrou disciplinas de pós-graduação na Argentina e Portugal. Foi Professor visitante do Department of Geosciences, The University of Arizona (1998-1999). Responsável pela introdução de duas linhas de pesquisa em Geociências, no Brasil: Tafonomia (com Prof. Dr. Michal Holz, UFBA) e Paleobiologia da Conservação (com Michal Kowalewski, University of Florida, e Profa. Dra. Sabrina Coelho Rodrigues (UFU), tendo, consequentemente, publicado artigos científicos, livros e capítulos de livros nessas áreas. Consultor da FAPESP, CNPq, CAPES, FUNDUNESP, Fundação Araucária, UERJ e Conicet-Argentina. Participa de conselhos editoriais de diversos periódicos e atua como assessor ad-hoc de revistas científicas nacionais e internacionais, incluindo: Palaios, Earth Sciences Review, Journal of South American Earth Sciences, Palaeo-3, GSA-Bulletin, Continental Shelf Research, Historical Biology, Ameghiniana, Rivista Italiana di Paleontologia e Stratigrafia, Rev. Bras. de Paleontologia, Rev. Bras. Geociências, Rev. Geologia/USP, Pesquisas em Geociências e Rev. Bras. Zoologia, dentre outras. Possui mais de uma centena de artigos científicos publicados em periódicos de reconhecida política editorial, maiormente no exterior. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa "Macroorganismal Geobiology Research Group/CNPq", cujos projetos (todos multidisciplinares) são apoiados pela FAPESP, CNPq e Fundunesp. Finalmente, foi Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Paleontologia/SBP e atuou, por diversas vezes, como Presidente do Núcleo de São Paulo-Paraná da Sociedade Brasileira de Paleontologia. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Por qué Crato preserva fósiles 
Por qué Crato preserva fósiles 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: