Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Cristina Forti

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Física - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976); mestrado em Eletrônica e Telecomunicações - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981), Doutorado em Geofísica - Universidade de São Paulo (1989); Pós doutorado no Institute of Hydrology (atual Centre for Ecology and Hydrology) no Reino Unido (1991). Pesquisadora Titular no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST). Até final dos anos 90 realizou estudos integrados em microbacias hidrográficas com ênfase em Hidrogeoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: transferências de espécies químicas nas interfaces de ecossistemas tropicais, ciclos biogeoquímicos, monitoramento e observação ambiental, aplicação de modelos ambientais em áreas tropicais, e estudos de acidificação de ecossistemas. Com a criação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) em 2009 as atividades voltaram-se para a coordenação da implementação do Laboratório de aerossóis, soluções aquosas e tecnologias (LAQUATEC) que é uma das infraestruturas do Laboratório de Pesquisas em Biogeoquímica Ambiental (LAPBio). Com essa implementação o LAPBio tem gerado dados observacionais acerca da qualidade ambiental (atmosfera, vegetação, solo, água e soluções aquosas em geral) tanto para a linha de pesquisa como para a pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre. Aposentou em setembro de 2017 e atualmente atua como pesquisadora voluntária. As atividades dessa fase da carreira referem-se à colaboração na pós-graduação do CCST, na participação nos projetos de pesquisa em andamento, na publicação dos dados gerados ao longo da carreira e na publicação dos resultados dos projetos. Está coordenando a fase de transição das atividades do LAQUATEC para a nova coordenação sob responsabilidade de Dra Laura Borma. Docente do Programa de doutoramento em Ciência do Sistema Terrestre CCST/INPE, Em Fev 2020 encerrou a carreira científica, deixando a Instituição. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 23/09/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: