Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Cristina Forti

CV Lattes GoogleMyCitations


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Física - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976); mestrado em Eletrônica e Telecomunicações - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1981), Doutorado em Geofísica - Universidade de São Paulo (1989); Pós doutorado no Institute of Hydrology (atual Centre for Ecology and Hydrology) no Reino Unido (1991). Pesquisadora Titular no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais no Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST). Até final dos anos 90 realizou estudos integrados em microbacias hidrográficas com ênfase em Hidrogeoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: transferências de espécies químicas nas interfaces de ecossistemas tropicais, ciclos biogeoquímicos, monitoramento e observação ambiental, aplicação de modelos ambientais em áreas tropicais, e estudos de acidificação de ecossistemas. Com a criação do Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) em 2009 as atividades voltaram-se para a coordenação da implementação do Laboratório de aerossóis, soluções aquosas e tecnologias (LAQUATEC) que é uma das infraestruturas do Laboratório de Pesquisas em Biogeoquímica Ambiental (LAPBio). Com essa implementação o LAPBio tem gerado dados observacionais acerca da qualidade ambiental (atmosfera, vegetação, solo, água e soluções aquosas em geral) tanto para a linha de pesquisa como para a pós-graduação em Ciência do Sistema Terrestre. Aposentou em setembro de 2017 e atualmente atua como pesquisadora voluntária. As atividades dessa fase da carreira referem-se à colaboração na pós-graduação do CCST, na participação nos projetos de pesquisa em andamento, na publicação dos dados gerados ao longo da carreira e na publicação dos resultados dos projetos. Está coordenando a fase de transição das atividades do LAQUATEC para a nova coordenação sob responsabilidade de Dra Laura Borma. Docente do Programa de doutoramento em Ciência do Sistema Terrestre CCST/INPE (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/04/2020
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

FORTI‚ M.C.; BOUROTTE‚ C.; DE CICCO‚ V.; ARCOVA‚ F.; RANZINI‚ M.. Fluxes of solute in two catchments with contrasting deposition loads in Atlantic Forest (Serra do Mar/SP-Brazil). APPLIED GEOCHEMISTRY, v. 22, n. 6, p. 1149-1156, . (99/05204-4)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: