Busca avançada
Ano de início
Entree

Clezio Marcos De Nardin

CV Lattes ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

O Dr. Clezio Marcos De Nardin, conhecido como C. M. DENARDINI, formou-se em engenharia elétrica em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e obteve o título de Ph.D. em Geofísica Espacial em 2003 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde orienta projetos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação. Publicou mais de 100 artigos em periódicos indexados internacionalmente, vários outros artigos em anais de conferências e deu centenas de palestras em reuniões científicas. Ele também deu dezenas de palestras sobre divulgação científica. Ele obteve 16 prêmios científicos como autor, supervisor, revisor e editor de revistas internacionais. Além disso, foi condecorado com outros 3 prêmios Regionais e Nacionais por serviços prestados ao País. Na comunidade científica internacional, atuou como presidente da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) entre 2013 e 2016, como vice-presidente, e depois presidente da Associação Latino-Americana de Geofísica Espacial (ALAGE) entre 2018 e 2022. Ele também atuou como vice-diretor do Serviço Internacional de Ambiente Espacial (ISES, uma organização espacial internacional) entre 2016 e 2019. Ele foi nomeado representante brasileiro na Equipe Interprograma da OMM sobre Informações, Sistemas e Serviços de Clima Espacial ( IPT-SWeISS), e como membro do Grupo de Especialistas em Clima Espacial do Comitê de Usos Pacíficos do Espaço Sideral da ONU até 2022. No INPE, ele é o Diretor depois de ter sido o Gerente Geral do Programa Embrace (o Programa de Estudos Brasileiros e Monitorização do Clima Espacial) entre 2012 e 2018, o Coordenador Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas entre 2018 e 2020, e o Coordenador Geral de Infraestruturas e Aplicações Pesquisa ao longo de 2020. Além disso, atua como representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na Comissão de Proteção da Amazônia Legal, vinculada à Vice-Presidência da República Federativa do Brasil. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/02/2023
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Atividade Solar - 2º Bloco


Publicado em 4 de julho de 2015 - SP Pesquisa - Atividade Solar - 2º Bloco. A pesquisa dedicada ao clima especial analisa principalmente informações sobre o comportamento do sol, como explosões solares, campo magnético do sol e quantidade de radiação que chega à nossa atmosfera. Esse monitoramento é importante para garantir a eficiência no funcionamento das comunicações, transações bancárias, internet, aviação e energia. O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no Centro de Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAN, e o monitoramento realizado no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Inpe.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: