Busca avançada
Ano de início
Entree

João Braga

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Astrofísica pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais- INPE (1984) e doutorado em Astronomia pela Universidade de São Paulo (1990). A tese de doutorado foi integralmente desenvolvida em estágio-sanduíche de 3 anos no Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, em Cambridge, MA, EUA. Tem pós-doutorado em astrofísica de raios X na Universidade do Colorado. Atualmente é pesquisador titular do INPE e chefe da Divisão de Astrofísica, onde já foi Vice-Diretor Geral, Coordenador de Centros Regionais, Coordenador Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Chefe da Divisão de Astrofísica e Coordenador do curso de pós-graduação em Astrofísica. Atua principalmente nas áreas de Astrofísica de Altas Energias e Astronomia Espacial, com ênfase no desenvolvimento de instrumentação e de técnicas experimentais para detectores e telescópios de raios X e Gama para operar em plataformas de balões estratosféricos e satélites. Foi membro do Conselho Diretor do Telescópio SOAR, membro do CTC do Observatório Nacional, membro da Diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira, e Presidente (e representante brasileiro) do Comitê Científico da ICRANet (International Center for Relativistic Astrophysics Network). É membro da Comissão XI (Space and High-Energy Astrophysics) da IAU e do Comitê Brasileiro e do Painel de Balões Científicos da COSPAR (Committee on Space Research). É consultor eventual da NASA para avaliação de propostas de observação em satélites astronômicos. Proferiu palestras a convite e participou de comissões científicas organizadoras de diversos congressos internacionais e nacionais. Idealizou e é o Principal Investigador da primeira missão espacial astronômica brasileira, o MIRAX (Monitor e Imageador de Raios X), em desenvolvimento no INPE. Foi membro da Equipe Científica do satélite HETE-2 (High Energy Transient Explorer) e é membro da equipe científica do satélite chinês/europeu eXTP (enhanced X-ray Timing and Polarimetry) e da missão europeia THESEUS (Transient High-Energy Sky and Early Universe Surveyor). Atualmente é Presidente do Conselho de Curadores da FUNCATE (Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais) e Coordenador Acadêmico da SPANet (São Paulo Astronomy Network). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/06/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

STECCHINI, PAULO EDUARDO; CASTRO, MANUEL; JABLONSKI, FRANCISCO; D'AMICO, FLAVIO; BRAGA, JOAO. Tandem Swift and INTEGRAL Data to Revisit the Orbital and Superorbital Periods of 1E1740.7-2942. Astrophysical Journal Letters, v. 843, n. 1, . Citações Web of Science: 1. (15/25972-0, 13/26258-4)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: